CNI criará conselho para apoiar internacionalização de empresas

São Paulo – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) criará, em breve, um conselho temático dedicado a internacionalização das empresas brasileiras, anunciou nesta sexta-feira, 17 de junho, o presidente da entidade, Robson Braga de Andrade, ao final da reunião da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), no escritório da CNI em São Paulo. A iniciativa teve amplo apoio de todos os empresários presentes e do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que participou da reunião.

O conselho será um fórum de debates e de troca de experiências entre os dirigentes empresariais de vários setores. Irá elaborar estudos e orientará a ação da CNI sobre o tema. “Tenho certeza de que criaremos um intercâmbio muito proveitoso de informações entre empresas que estão se internacionalizando ou que pretendam operar no exterior”, afirmou Andrade.

Será o 13º conselho temático da CNI. Os conselhos integram um amplo processo de participação na construção das posições da instituição, reunindo regularmente para debater as questões dos diversos setores industriais dirigentes de federações de indústria e de entidades empresariais. Os conselhos abrangem temas que vão do meio ambiente às relações de trabalho, passando por infraestrutura, integração nacional, agroindústria, responsabilidade social, educação, desenvolvimento tecnológico, entre outros.

A relação entre a internacionalização de empresas e inovação foi justamente o assunto central da reunião da MEI, que ocorre a cada dois meses. Outros temas discutidos nesta sexta-feira, 17.06, foram a necessidade de melhorar a qualificação da mão de obra e de agilizar o sistema brasileiro de propriedade intelectual.

Participaram da reunião, entre outros empresários, Frederico Curado (Embraer), Pedro Passos (Natura), Horácio Lafer Piva (Klabin) e José Rubens de La Rosa (Marcopolo). Estiverem presentes, ainda, o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Jorge Dávila, e o vice-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) João Carlos Ferraz.
A MEI é um programa coordenado pela CNI que tem como principal objetivo duplicar o número de empresas inovadoras no país, que era de pouco mais de 40 mil em 2008, último dado oficial disponível. Desde sua criação, em 2008, a MEI tem realizado interlocução mais rápida e fácil entre empresas e governo.

Fonte: Agência CNI