Finalista do 2º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade vira Lei

 O projeto “Vale Luz”, que ganhou menção honrosa no 2º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, foi sancionado pelo governador do Mato Grosso Silval Barbosa e virou na última quinta-feira, 16 de junho.

Nos últimos 15 meses o projeto, finalista do 2º Prêmio na categoria órgão público, arrecadou cerca de 40 toneladas de garrafas PET e latas de alumínio e representou mais de um milhão de unidades que deixaram de ser jogados no meio ambiente. Após ser selecio­nado, o plástico recolhido é prensado, lavado e transformado em flocos que são vendidos para indústrias de transformação do estado de São Paulo.

Após virar Lei o projeto Vale Luz, passa a coletar também óleo de cozinha usado, aumentando o número de participantes, com a adesão da fábrica de tintas Maxvinil. O projeto atende também a Rede de Supermercados Modelo, Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat), Bioterra Ind. de Reciclagem e Preformax Ind. Plástica e dividem a implantação do programa socioambiental Reciclar em todos os municípios de Mato Grosso.

Para o governador do Mato Grosso, a sanção do projeto vai ampliar a reciclagem no estado. “Com adesão de novos parceiros, não tenho dúvida nenhuma que o sucesso do programa será maior ainda”, afirma Silval Barbosa.

O “Vale Luz” consiste na tro­ca de latas de alumínio e garrafas plásticas em geral, em postos conveniados, por tíque­tes de crédito que devem ser destinados ao pagamento da conta de energia elétrica ou na compra de produtos comercializados em uma das unidades do supermercado parcei­ro do projeto, com exceção de bebidas alcóo­licas. O projeto “Vale Luz” teve início em 2006 e, após a avaliação dos resultados, a iniciativa passou por uma transformação em 2009 de­vido à necessidade de atrair mais parceiros e ampliar o campo de atuação.

Em março do ano passado, o “Vale Luz” foi relançado com a inauguração do primeiro dos cinco postos de troca dos materiais, além do espaço especial dedicado a triagem de todo o material recolhido para ser encaminhado para reciclagem.

Agora o governo do Mato Grosso pretende ampliar o “Vale Luz” para os 141 municípios do estado.

Fonte: Fecomércio