Federação paranaense apresenta Sombra do Imposto no Congresso da Indústria

Curitiba – Durante as atividades do Congresso Paranaense da Indústria, realizado nesta terça-feira, 21 de junho, em Curitiba, o movimento A Sombra do Imposto vai apresentar seu simulador, ferramenta desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) para mostrar aos consumidores o peso da carga tributária brasileira. Em um estande montado no Centro Integrado de Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep), computadores estarão à disposição para que empresários e lideranças industriais conheçam o aplicativo.

Lançado na semana passada, o simulador está disponível no site A Sombra do Imposto, onde o internauta pode descobrir, de forma didática, a carga tributária que incide sobre diversos produtos como alimentos, eletroeletrônicos, itens de saúde e higiene, vestuário e materiais de construção, entre outros. O aplicativo calcula o valor de um determinado produto e o quanto o consumidor paga em impostos ao adquiri-lo. Ao fim da simulação, o usuário pode compartilhar o resultado por meio de redes sociais como Twitter e Facebook.

O vice-presidente da FIEP e coordenador do movimento A Sombra do Imposto, Edson Luiz Campagnolo, afirma que a apresentação do simulador a empresários é para que eles se tornem multiplicadores da campanha. “A elevada carga tributária brasileira é uma das principais dificuldades enfrentadas pelo setor industrial. Acreditamos que o caminho para mudar esse quadro é a conscientização de toda a sociedade. E os empresários podem contribuir com essa mobilização utilizando o simulador para mostrar a seus trabalhadores o impacto dos tributos na vida das pessoas”, explicou Campagnolo.

Além da divulgação do simulador, a carga tributária será tema de um dos painéis do Congresso da Indústria, que contará com a presença do secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly. Confira a programação completa do evento no site Congresso Paranaense da Indústria.

Fonte: Agência CNI