O Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná em conjunto ao consulado do Senegal promoveram em Curitiba a visita de quase 30 embaixadores africanos. A iniciativa é do cônsul geral do Senegal para os estados do Paraná e Santa Catarina, Ozeil Moura dos Santos. Durante à tarde da quarta-feira (29) a comitiva foi homenageada no Portal Africano, localizado na Praça Zumbi dos Palmares, no bairro Pinheirinho. Nesta quinta-feira a visita continua no plenário da Fecomércio, com uma reunião técnica com as maiores entidades ligadas ao comércio exterior e empresários.
O objetivo da visita é promover a integração do Continente Africano com o Paraná. “Vamos ajudar com todo o esforço a desenvolver esse continente com mais de um bilhão de pessoas. Juntos iniciaremos a integração necessária e é nesse momento que a diáspora se reencontra”, afirma o cônsul Ozeil.
A África é o terceiro continente mais extenso do mundo, ficando atrás somente da Ásia e da América e é o segundo mais populoso, representando cerca de um sétimo da população da terra com 53 países independentes. “O nosso continente oferece grandes oportunidades de negócios, estamos em busca de parcerias para ajudar a desenvolver a economia africana. O Portal é só o início da parceria com o Paraná. Esperamos que durante nossa visita possamos criar uma base de comércio”, comemora o embaixador da República de Zimbábue no Brasil e decano do Grupo de Chefes de Missões Africanas em Brasília, Thomas Sukuti Bvuma.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana, a visita servirá para que os empresários do Paraná iniciem suas negociações com o Continente Africano. “Esperamos que a Fecomércio e o empresariado paranaense possam começar a negociar com os países africanos. Os antepassados desses países ajudaram na construção do nosso país e hoje é o momento de retribuir, promovendo a integração cultural, comercial, esportiva, industrial e tecnológica”, ressalta Piana.
Durante a cerimônia no Portal Africano estiveram presentes o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci; o secretário estadual da Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul, Ercílio Santinoni; o secretário municipal de Relações Internacionais, Eduardo Guimarães; o reitor da Universidade Federal do Paraná, ZakiAkel; o presidente da Junta Comercial do Estado do Paraná, Ardisson Naim Akel, o diretor da Câmara de Comércio Exterior do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Rui Lemes, além de cônsules de diversas nacionalidades e outras autoridades.
Jantar com governador

Momento da entrega do leão Simba, o presidente da Fecomércio, Darcia Piana; o embaixador da República do Quênia no Brasil, Peter Kirimi Kaberia; o governador Beto Richa; o cônsul Ozeil Moura dos Santos e o decano Thomas Sukuti Bvuma
Dando continuidade às atividades, os embaixadores foram recepcionados durante a noite da quarta-feira, no Palácio das Araucárias em um jantar com o governador do Paraná, Beto Richa.
O cônsul do Senegal, Ozeil Moura dos Santos, abriu a noite esboçando seus sonhos de 20 anos atrás. “Sempre falei que a África seria um grande parceiro comercial para o Paraná. Tenho certeza de que o governado Beto Riche e o presidente da Fecomércio, Darci Piana, irão fazer o possível para que isso se realize e hoje é apenas o início”, comemora o cônsul.
Dando continuidade a solenidade, o governador deu as boas vindas e mostrou seu interesse em novas parcerias. “Queremos abrir o Estado para grandes parcerias de mercado. Estamos em um momento em que buscamos entendimentos através de diálogos para que possamos nos desenvolver também, temos consciência de que precisamos de investimentos”, ressalta.
Os embaixadores mostrando sua gratidão pela recepção e oportunidade de conhecer a capital paranaense, presentearam o governador do Estado com a estátua de um leão “Simba”. “O leão representa um rei e é dado para pessoas de alta autoridade. Esse presente é o símbolo da nossa apreciação do que fez pelo povo africano, pela construção do maio portal do mundo”, agradece o decano Thomas.
Fonte: Imprensa Fecomércio
