Em reunião técnica, embaixadores puderam conhecer um pouco mais sobre as maiores entidades do comércio exterior do Paraná
Nesta quinta-feira (30), foi encerrada a visita de aproximadamente 30 embaixadores africanos a Curitiba. A comitiva cumpriu uma vasta agenda de compromissos com autoridades municipais e estaduais, tudo coordenado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e pelo cônsul geral do Senegal para os estados do Paraná e Santa Catarina, Ozeil Moura dos Santos.
No último dia, o grupo se reuniu no plenário da Fecomércio onde foi realizada uma reunião técnica com empresários e entidades ligadas ao comércio exterior. Durante a reunião o secretário de Estado da Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul, Ercílio Santinoni; o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski; o vice-presidente da Fiep, Hélio Bampi; o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), Ronei Volpi, que falou também em nome da FAEP; diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa e o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini; o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel e o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná e coordenador do CONCEX, Odone Fortes Martins; apresentaram aos visitantes os seus trabalhos e o papel de cada instituição.
Santinoni, explicou que, “a vinda dos embaixadores pode contribuir para subsidiar a Agência de Internacionalização, iniciativa que integra o Programa Paraná Competitivo do governo do Estado, com isso, a importação e exportação entre Paraná e países africanos será facilitada”, comentou. Na ocasião, estava acompanhado do secretário de Estado da Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul licenciado, Ricardo Barros.
O continente africano teve a oportunidade de apresentar suas reais intenções de negócio com o Paraná. O embaixador da República do Benin, Isidore Monsi, demonstrou alguns números e as principais vantagens de investimentos na África. “Temos várias oportunidades de negócio em
nosso continente. A tecnologia do Brasil pode ser adaptada em razão da semelhança das condições naturais e climáticas. Os países africanos precisam mecanizar a agricultura e estamos em busca de matéria e equipamentos. Sabemos que o Paraná é rico nesse segmento”, destacou.
No Brasil existem 33 embaixadas africanas e, é a partir delas que os negócios começam a se concretizar. Durante a visita, algumas já demonstraram grande interesse em negociar. “Todas as embaixadas estão à disposição para ajudar a organizar missões com prospecção de negócios e estabelecer contato com nossas empresas”, comentou o embaixador do Benin.
Com um brinde e muita música brasileira os embaixadores foram recepcionados no consulado do Senegal e receberam um livro com a história do Paraná, para que possam conhecer um pouco mais sobre o estado que proporcionou o encontro de tantos líderes. “Espero que possamos manter esse relacionamento que começamos com essa visita. Serão sempre muito bem vindos em nossa casa para que possamos dar continuidade a essa união”, despediu-se o presidente da Fecomércio, Darci Piana.
Homenagens
O presidente da Fecomércio, Darci Piana, entregou uma placa de homenagem para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, como forma de agradecimento pela parceria entre as duas instituições.
“Essa homenagem é para demonstrar nossa gratidão por essa parceria de sucesso que temos. No Paraná trabalhamos em conjunto”, afirma Piana.
O presidente da Fecomércio também recebeu homenagens, mas dos embaixadores. O embaixador da República de Zimbábue no Brasil e decano do Grupo de Chefes de Missões Africanas em Brasília, Thomas Sukuti Bvuma, entregou em nome do grupo uma estátua do Faraó Ramsés, um dos maiores líderes antigos da história. Na hora da despedida Piana ainda recebeu uma placa em homenagem e agradecimento, do cônsul do Senegal, Ozeil Moura dos Santos. “Essa placa é uma pequena forma de agradecer pela organização e tornar nossa visita possível, pode ter certeza que já estão contribuindo para o desenvolvimento da África”, agradece Ozeil.
O cônsul geral do Senegal, o maior idealizador da visita, não ficou de fora e recebeu das mãos do decano Thomas Sukuti Bvuma, uma pequena estátua de uma mãe segurando um filho. “Em nome da comitiva agradeço pelo esforço de mais de 20 anos e por ter realizado o feito do portal. Esse nosso presente é o símbolo do amor, sacrifício, vitalidade, trabalho árduo e futuro, espero que mostre a gratidão por tentar unir Brasil e África”, explica o decano.
O vereador de Curitiba, João do Suco, esteve presente no consulado e entregou aos embaixadores um vídeo sobre o X Desfile Cívico Militar do Pinheirinho, que aconteceu em 2010. O tema do desfile foi a História do Continente Africano e suas relações com o Brasil “O desfile foi uma homenagem ao povo africano que contribuíram com o desenvolvimento da nossa nação”,diz o vereador.
