Curitiba – A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) promoveu na última quinta-feira (30/6), em Curitiba, um encontro para lançar o projeto Sul Competitivo, um abrangente estudo que será feito sobre a logística e a infraestrutura de transporte da região Sul, dentro do contexto do Mercosul. Iniciativa da FIEP e das federações das indústrias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o projeto vai traçar uma radiografia do que existe atualmente e apresentar soluções integradas para o transporte de produtos por meio de portos, aeroportos, ferrovias, hidrovias, dutovias e rodovias.
“O objetivo é reduzir custos com transporte de carga e garantir mais competitividade à região”, explica o vice-presidente da FIEP, Edson Luiz Campagnolo. “Sendo uma iniciativa das entidades representativas das indústrias, o estudo propiciará um novo tratamento para a questão da infraestrutura e logística no âmbito do governo”, afirmou Campagnolo.
Participaram da reunião o superintendente da Infraero, Antonio Pallu; o presidente do Sindicato das Indústrias de Construção Pesada, Sérgio Piccinelli; o consultor em infraestrutura e logística da Fiep, Mário Stamm, técnicos das secretarias estaduais de Infraestrutura e Logística e da Indústria e Comércio, da Agência Curitiba e representantes de empresas como a CNH Latin América e a Cimentos Itambé.
“A iniciativa das federações e da CNI é importante, porque levará ao governo um projeto que mostra as prioridades do setor produtivo, o que se quer e o que precisa ser feito em infraestrutura e logística para melhorar a competitividade”, explicou Renato Pavan, sócio da Macrologística, consultoria que está à frente do desenvolvimento do estudo, incluindo diagnóstico e propostas de soluções.
Na reunião, os consultores Renato Pavan e Olivier Girard, ambos da Macrologística, apresentaram a metodologia que será utilizada no estudo e as cadeias produtivas que serão focadas. Eles também anunciaram que no período de 11 a 15 de julho farão visitas técnicas a empresas, associações e autarquias ligadas a portos, ferrovias, rodovias e outras instituições governamentais para obter dados relevantes como custos logísticos atuais, projeções de crescimento, gargalos, prioridades de investimentos.
A Macrologística foi responsável pelo Projeto Norte Competitivo, um conjunto de soluções logísticas para os nove estados que integram a Amazônia Legal, entregue ao governo federal em março de 2011. Segundo Olivier Girard, esse primeiro projeto despertou o interesse das federações das indústrias do Sul. “O estudo já foi iniciado com uma análise prévia. A conclusão demandará sete meses”, informou.
Fonte: Agência CNI