Brasília (1º de julho) – Começa hoje, em Olinda-PE, a XII Feira de Negócios do Artesanato (Fenearte), considerada a maior do segmento da América Latina. O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceira com as Coordenações Estaduais do Artesanato, participa desse evento, que acontece até o próximo dia 10.
O PAB ocupará uma área de 770m², destinada à montagem de 27 estandes que irá representar o artesanato dos estados brasileiros para exposição e comercialização de seus produtos. O programa contará ainda com uma oficina de cursos de demonstrações de diversas técnicas de artesanato.
A Fenearte é uma iniciativa que integra o Programa do Artesanato de Pernambuco (PAPE), que estimula o potencial de crescimento dos artesãos no estado. Na edição deste ano, a inspiração temática da feira será o Cordel e haverá um museu em homenagem ao gênero literário e à arte popular de Pernambuco, do Brasil e de outros 35 países. A área total contém cerca de 800 espaços.
A feira comporta mais de 5 mil expositores e investimento de R$ 3,5 milhões. A estimativa para este ano é movimentar R$ 28 milhões em negócios e receber durante os 10 dias um público de 270 mil pessoas.
A riqueza da diversidade cultural brasileira estará presente na moda, na decoração, na gastronomia e na música. Graças à divulgação e comercialização de peças para um público diversificado, com a Fenearte artesãos de todo o país realizam diversos intercâmbios de trabalhos nos estados e no mundo.
Programa do Artesanato Brasileiro
O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) busca elaborar políticas públicas para o setor, gerar trabalho e renda e desenvolver ações para a valorização do artesão em nível cultural, profissional, social e econômico. Ainda visa o aproveitamento das vocações regionais com a preservação de culturas locais; a formação de uma mentalidade empreendedora; o fortalecimento da competitividade do produto artesanal; e a promoção da produção ao mercado externo.
O PAB está presente em cada uma das 27 Unidades da Federação por meio das Coordenações Estaduais, que executam diretamente as atividades de desenvolvimento do segmento artesanal e integra a estrutura de órgãos do governo nos Estados.
Mais informações sobre o evento em www.fenearte.pe.gov.br/2011/a-feira/.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC