São Paulo – O micro e pequeno empresário brasileiro deve incluir a sustentabilidade na sua estratégia de negócios para sobreviver e crescer. A afirmação foi feita pelo diretor-superintendente do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), Carlos Henrique Ramos Fonseca, durante seminário do SESI e da BMF&Bovespa realizado nesta sexta-feira, 1º de julho, em São Paulo, na sede da bolsa.
“Num país com tantas dificuldades como o nosso, a agenda da micro e pequena empresa é a da sobrevivência. O importante é que dentro disso exista a sustentabilidade. Quem quer perenidade dos negócios tem de incorporar isso na estratégia”, afirmou Carlos Henrique. Ressaltou, no entanto, existir uma “grande dificuldade” de sensibilizar a micro e pequena empresa. “O dono é o faz-tudo e é difícil arrumar um espaço na agenda dele para a sustentabilidade”, resumiu.
É por isso, lembrou Carlos Henrique, que o SESI, em parceria com a BMF&Bovespa, tem atuado para disseminar as boas práticas e para ajudar as empresas a trilhar o caminho da sustentabilidade, a começar pelo diagnóstico.
“O desafio é sensibilizar as empresas, primeiro para o conhecimento e depois para o diagnóstico. Temos o Diagnóstico SESI de Sustentabilidade, por meio do qual mostramos o nível de maturidade das empresas e um benchmark em relação às demais empresas do seu setor e as de classe mundial”, explicou. A partir daí, disse, é elaborado, em conjunto com a empresa, um plano de ação.
Fonte: Agência CNI