Dagoberto Hajjar é uma das atrações da segunda edição do Varejo em Revolução, que acontece de 18 a 22 de julho, em Maringá; segundo ele, mudanças serão surpreendentes nos próximos cinco anos
O uso da tecnologia em favor do varejo é um dos temas da segunda edição do Fórum Varejo em Revolução, que acontece em Maringá, de 18 a 22 de julho. Para falar sobre o assunto, bastante atual, o Sebrae/PR, o Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) e o Sistema Fecomércio/PR, realizadores do evento, com o apoio da Câmara da Mulher Empreendedora, convidam o especialista Dagoberto Hajjar, que falará aos empresários do município no dia 20 de julho, a partir das 19h30, no Auditório do Sebrae/PR.
Dagoberto Hajjar é matemático e tem mais de 25 anos de experiência nas áreas de negócios e Tecnologia da Informação (TI). Já trabalhou no Citibank em diversas funções de tecnologia e de negócios, no Banco ABN-AMRO, e nove anos na Microsoft Brasil exercendo, entre outras, as atividades de diretor de Internet, diretor de Marketing, e diretor de Estratégia. Atualmente, é sócio-fundador da Advance – empresa de consultoria e treinamento em negócios em gestão, marketing, vendas e canais.
“Nos próximos cinco anos, a tecnologia evoluirá muito mais do que nos últimos 15 anos, e o varejo será o setor mais impactado”, diz o especialista, que ministrará a palestra “Usando Tecnologia no Varejo para Vender Mais e Melhor”. O Varejo em Revolução é um evento que traz, pela segunda vez a Maringá, palestras e workshops com temas relevantes para empresários e colaboradores do setor.
Para Dagoberto Hajjar, mobilidade é a palavra de ordem quando o assunto é evolução tecnológica, e não mais comércio eletrônico. “Há cinco anos, o e-commerce era um diferencial competitivo, hoje é uma ferramenta massificada que faz parte do dia a dia do comércio. O empresário que quiser ganhar espaço precisa olhar para as novas tecnologias que mudarão as formas de compra e venda”, enfatiza.
Entre as tecnologias, referidas por Dagoberto Hajjar, estão as de mobilidade, como iPhones e iPads; monitores alinhados ao design estratégico e arquitetônico da loja; mídias sociais como instrumento de fidelização; ferramentas de análise de dados para elaboração de estratégias de marketing; e ferramentas de previsão, que permitem estabelecer promoções diferenciadas para cada cliente.
“Para o consumidor, as inovações também mudarão as formas de buscar informações sobre os produtos, de negociar com os comerciantes e de efetuar os pagamentos”, complementa Dagoberto Hajjar. Para exemplificar as vantagens da tendência, o especialista cita uma cadeia de supermercados dos Estados Unidos, que aumentou em 35% as vendas ao implantar sistemas de análise de informações e ao estabelecer promoções integradas com os dispositivos móveis dos clientes.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Maringá, Marcelo Wolff, a tecnologia e a inovação são aliadas das empresas, independentemente de seu porte e que buscam se consolidar no mercado. “Sem tecnologia e inovação, os empreendimentos crescem num ritmo mais lento e os que ficam de fora desse ritmo, perdem espaço no mercado. E isso também vale para as empresas do comércio varejista. Só os empresários que enxergarem isso permanecerão competitivos”, afirma o consultor.
Programação
Para analisar e discutir as tendências de mercado do comércio, o Varejo em Revolução oferece em Maringá sete palestras e três workshops.
Além do tema “Usando Tecnologia no Varejo para Vender Mais e Melhor”, o evento vai abordar: “Marketing Sensorial: Explorando os Sentidos e as Emoções do Consumidor” (18 de julho, às 19h30, com Heloisa Omine); “Cenários e Tendências para o Setor do Comércio” (19 de julho, às 19h30, com Osmar Dalquano Junior); “E-commerce: Como Vender com Sucesso pela Internet” (19 de julho, depois da palestra “Cenários e Tendências para o Setor do Comércio”, com Dailton Filipini); “O Comportamento do Consumidor do Varejo” (20 de julho, às 19h30, com Francisco Giovanni David Vieira); “Comerciante. Hoje quem compra é você!” (21 de julho, às 19h30, com Toni Lourenço); e “Vendas – Excelência em Ação” (22 de julho, às 19h30, com Aly Baddauhy Junior).
Os workshops, que começam a partir do segundo dia de Fórum, das 9 às 11 horas, também serão realizadores no escritório do Sebrae/PR. A ação consiste em consultorias coletivas que discutirão e aprofundarão o tema da palestra da noite anterior.
Mais informações sobre a programação e inscrições devem ser obtidas no escritório do Sebrae/PR em Maringá, na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, zona 7. Ou pelo 0800 570 0800, do Sebrae/PR, ou (44) 3026-4444, do Sivamar.
Fonte: Sebrae/PR