Comitê do Fórum Futuro 10 reúne-se na Fecomércio

Hoje (13) foi realizada na Fecomércio mais uma etapa do Fórum Permanente Futuro 10 Paraná, que tem a meta de desenvolver a economia do Estado por meio das entidades públicas e privadas. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, recebeu os representantes das entidades envolvidas.

No encontro foram debatidas as quatro prioridades que integram o tema Infraestrutura: Porto de Paranaguá, pedágios, Aeroporto Afonso Pena e elaboração de projetos.

Após a abertura, realizada pelo superintendente de Marketing do Grupo Positivo, Rogério Mainardes; o coordenador do Conselho Diretivo, Guilherme Cunha Pereira lançou a primeira pergunta do debate: “de que maneira as entidades envolvidas podem auxiliar para o desenvolvimento dos projetos sobre estas temáticas?”.

A prioridade, unânime entre os presentes, foram as obras do Porto de Paranaguá. O assessor da presidência da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, João Arthur Mohr, apresentou

um projeto contendo o que precisa para ser melhorado no Porto. Os pontos elencados estão divididos em: Ações de Otimização e Ampliação, que contarão com um investimento na ordem de R$ 2,5 bilhões, oriundos da iniciativa pública, como o PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), por exemplo, e de entidades privadas.

Ações de Otimização

Entre as ações prioritárias estão as obras na dragagem, a modernização de equipamentos, a cobertura dos porões para que seja permitido o carregamento em dias de chuva, a agilidade nos processos burocráticos e a gestão portuária.

Já para o projeto de ampliação serão destinados recursos para infraestrutura para acesso ao Porto, incluindo a malha rodoviária, e infraestrutura para recebimento e armazenagem. Há também a previsão que seja substituída grande parte dos equipamentos para carregamento.

O presidente Piana pontuou que a elaboração de projetos bem fundamentados facilita as ações do Governo do Estado e o andamento dos processos. As ações elaboradas pelo comitê do Fórum são apresentadas ao governador Beto Richa para procedimentos os cabíveis.

Presentes

Da Fecomércio, participaram também o diretor de Planejamento e Gestão, Dieter Lengning; o diretor das Câmaras Setoriais, Eduardo Gabardo e o assessor de economia da entidade, Vamberto Santana.

Entidades envolvidas no Fórum Futuro 10

Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae), Instituto de Promoção e Desenvolvimento (IPD), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fetranspar, Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Movimento Pró-Paraná, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), Associação Comercial do Paraná (ACP) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

 

Fonte: Imprensa Fecomércio