Na Semana do Comerciante, empresários da região noroeste atualizam conhecimento para saírem na frente; Fórum Varejo em Revolução acontece de 18 a 22 de julho
Qual o impacto, no volume total de vendas, de um estabelecimento comercial com um ambiente agradável, limpo e organizado? Iluminação adequada, fachada atraente, pintura agradável, disposição correta e variedade de mercadorias influenciam no momento da compra? E locais para repouso, opções para distração, estacionamento, água, café e alguns mimos à disposição dos clientes são diferenciais importantes para o comércio?
O professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Francisco Giovanni David Vieira, responde essas e outras questões no próximo dia 20 de julho, com a palestra “O Comportamento do Consumidor no Varejo”, durante a segunda edição do Fórum Varejo em Revolução, uma realização do Sebrae/PR, Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) e Sistema Fecomércio/PR, com o apoio da Câmara da Mulher Empreendedora, de 18 a 22 de julho.
Francisco Vieira dividirá sua apresentação, sobre o tema, em três momentos distintos: o comportamento do consumidor em relação à compra, o comportamento do consumidor no varejo e o comportamento do consumidor da região noroeste do Paraná. Os dados sobre os hábitos de consumo no noroeste são fruto de um conjunto de pesquisas realizadas nos últimos cinco anos, com cerca de 5 mil consumidores de Maringá, Campo Mourão, Cianorte, Paranavaí, Nova Londrina, Umuarama, Jandaia do Sul, Goioerê e Iporã, e que resultou num livro com o mesmo nome de sua palestra, em coautoria com Luiz Carlos da Silva, gerente regional do Sebrae/PR; e Galileu Limonta Maia, professor universitário.
“O consumidor tornou-se sim mais exigente, entre outros fatores, porque a concorrência no mercado aumentou e porque a internet facilitou o acesso a informações sobre produtos e preços.” O especialista destaca que entre o público de 25 a 35 anos, 1 em cada 4 consumidores faz compras pela internet.
“É realmente frustrante chegar a uma loja e ser atendido por um vendedor que sabe menos sobre um determinado produto que o consumidor. Esse quadro mostra as falhas no treinamento, capacitação e qualificação das equipes de atendimento e se repete em diversos segmentos do varejo”, aponta Francisco Vieira.
“As lojas precisam avaliar melhor a destinação de recursos. Investimentos altos em comunicação acabam indo para o ralo, porque quando o cliente chega à loja não há uma estrutura adequada para atendê-lo e encantá-lo”, complementa o professor da UEM.
Francisco Vieira tranquiliza os lojistas dizendo que não é preciso mágica para mudar esse cenário. Segundo ele, soluções simples como ampliação da oferta de serviços, foco no atendimento e no relacionamento com o cliente, além de forte investimento em treinamento de pessoal, são boas opções para a melhoria dos resultados.
O consultor do Sebrae/PR em Maringá, Marcelo Wolff, concorda com o especialista e acredita que o Varejo em Revolução será uma oportunidade ímpar para empresários de micro e pequenas empresas do comércio varejista atualizarem-se. “O varejo vive uma revolução, com consumidores cada vez mais exigentes. Os empresários precisam estar atentos às novas tendências e conhecer bem os clientes e potenciais clientes, entendendo claramente seus comportamentos e, a partir disso, lançar mão de estratégias com maior assertividade, passando a ser um grande diferencial competitivo.”
Currículo
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Francisco Vieira é mestre em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Programação
O Fórum Varejo em Revolução acontece de 18 a 22 de julho, em Maringá, no Auditório do Sebrae/PR, na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, zona 7. O evento oferecerá sete palestras e três workshops.
Além do tema “O Comportamento do Consumidor no Varejo”, serão abordados: “Marketing Sensorial: Explorando os Sentidos e as Emoções do Consumidor” (18 de julho, às 19h30, com Heloisa Omine); “Cenários e Tendências para o Setor do Comércio” (19 de julho, às 19h30, com Osmar Dalquano Junior); “E-commerce: Como Vender com Sucesso pela Internet” (19 de julho, com Dailton Felipini, depois da palestra “Cenário e Tendências para o Setor do Comércio”); “Usando Tecnologia no Varejo para Vender Mais e Melhor” (20 de julho, com Dagoberto Hajjar); “Comerciante. Hoje quem compra é você!” (21 de julho, às 19h30, com Toni Lourenço); e “Vendas – Excelência em Ação” (22 de julho, às 19h30, com Aly Baddauhy Junior).
Já os workshops, que começam a partir do segundo dia de Fórum, das 9 às 11 horas, e vão até quinta-feira, dia 21, serão realizados no escritório do Sebrae/PR. A ação consiste em consultorias coletivas que discutirão e aprofundarão o tema da palestra da noite anterior.
Mais informações sobre a programação e inscrições devem ser obtidas no escritório do Sebrae/PR em Maringá, na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, zona 7. Ou pelo 0800 570 0800, do Sebrae/PR, ou (44) 3026-4444, do Sivamar.
Fonte: Sebrae/PR