Brasília (18 de julho) – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concluiu captação de 200 milhões de francos suíços por meio da emissão de bônus com vencimento no final de 2016. A operação resultou em um cupom pago ao investidor de 2,75% ao ano.
Trata-se da remuneração mais baixa paga pelo BNDES em seus bônus internacionais e o menor custo já obtido em uma emissão brasileira no mercado internacional para prazo superior a 5 anos. O custo da operação também foi atrativo se comparado ao de uma emissão teórica do BNDES no mercado de dólares norte-americanos.
Esta foi a primeira operação em francos suíços realizada pelo Banco desde 1997 e se insere na política do BNDES de diversificação de fontes de recursos e da base de investidores. Os recursos vão compor o orçamento do BNDES.
A operação, coordenada pelos bancos BNP Paribas e Credit Suisse, foi realizada após uma série de reuniões com investidores em Genebra e Zurique em junho. Nesse período, poucas operações foram concretizadas no mercado europeu, em função de turbulências na Zona do Euro.
Mais de 40 investidores participaram do processo de formação de preço do papel (bookbuilding), o que viabilizou uma grande pulverização dos títulos para diferentes perfis de investidores, com destaque para as seguradoras e private banking.
O sucesso da operação do BNDES pode abrir caminho para a captação de outros emissores brasileiros no mercado de francos suíços. Desde 2008, o Banco já realizou três captações em dólar, no valor US$ 1 bilhão cada uma, e uma no mercado de euros, no valor de € 750 milhões.
Fonte: Assessoria de Comunicação do BNDES