Na sexta-feira (15), foi realizada a reunião de diretoria do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, na qual foram realizadas as prestações de conta da Federação e apresentados os projetos realizados desde o início do mês de julho.
Um dos assuntos discutidos foi a construção da nova sede da Federação de Comércio, que já tem terreno para ser erguida, na Alameda Augusto Stellfeld, ao lado do Sesc da Esquina. O arquiteto Manoel Coelho apresentou o projeto que será baseado na arquitetura sustentável
e design contemporâneo, com paredes verdes, captação e utilização de águas fluviais e com a fachada toda em vidro, como forma de economizar energia elétrica. “Temos um desafio pela frente, os prédios do Sesc e o atual da Fecomércio são considerados modelos de arquitetura. Ambos possuem características da época da construção. Queremos um prédio com arquitetura moderna que represente a tecnologia, com uma linguagem contemporânea”, explicou o arquiteto.
O edifício se tornará referência de arquitetura em Curitiba. A relação entre o prédio do Sesc da Esquina e o atual prédio da Fecomércio será respeitada, mantendo a personalidade de cada um
e formando um condomínio empresarial. O prédio terá forma curva, abrindo o condomínio
para a rua. “Essa construção de forma curva servirá para convidar as pessoas para entrar e conhecer o espaço, reforçando o caráter público da instituição”, comentou Coelho.
O espaço terá, a princípio, 11 andares.No térreo haverá o hall de entrada, um museu da Federação e um café.Ao lado será construído um centro de eventos para aproximadamente 1200 pessoas. “Esse espaço servirá para sediar reuniões e eventos da Federação do Comércio e poderá abrigar feiras ou convenções”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana. Além do centro de eventos, o edifício contará com espaços internos remanejáveis, com a possibilidade de aumentar ou diminuir as salas para reuniões da entidade.
O local contará com elevadores privativos para a presidência e possíveis visitas. “Caso aconteça a visita de um governador ou da presidente da república, é necessário ter esses elevadores privativos por questão de segurança. Hoje o nosso prédio não tem essa capacidade”, disse Piana. A construção terá andares no subsolo para as vagas de garagem, com espaço para aproximadamente 200 veículos.
Os sindicatos que tiverem interesse em ter um espaço no novo prédio da Fecomércio, para escritórios ou salas de reunião, poderão fazer o pedido junto à instituição. O custo varia de acordo com o tamanho solicitado. “Depois de aprovado o projeto, vamos ver se é viável a
construção de mais alguns andares e, a partir daí, vamos decidir os preços de cada espaço”, afirmou o presidente. As diretorias do Sesc e do Senac terão um espaço garantido, possibilitando assim um diálogo direto entre as instituições.
Após a apresentação, os presidentes dos Sindicatos puderam tirar suas dúvidas em relação à construção e ainda sugeriram algumas ideias. Ao final, votaram a aprovação do projeto pelos conselheiros, com unanimidade dos votos.
Fonte: Fecomércio