CNI cobra medidas para reduzir impacto dos juros altos

Brasília – O governo precisa adotar imediatamente medidas que amenizem os efeitos do aumento dos juros sobre a competitividade das empresas. O alerta foi feito nesta quarta-feira, 20 de julho, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), logo depois que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou a elevação de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic.

Quanto mais essas ações demorarem, maiores serão os prejuízos para o país. Por isso, a indústria espera a inclusão de medidas efetivas de desoneração tributária na nova fase da política industrial, destaca a CNI. Os técnicos da instituição lembram que, ao elevar os juros para 12,50% ao ano, apesar a queda no ritmo de aumento dos preços nos últimos meses, o governo intensifica o uso de instrumentos monetários no combate à inflação.

Na avaliação da CNI, o custo dessa política é muito alto, especialmente para a indústria, porque o aumento dos juros encarece o crédito e diminui o consumo. Além disso, com a taxa real de juros mais alta do mundo, o Brasil atrai capital externo, o que intensifica a forte valorização do real diante do dólar. Com juros altos e câmbio valorizado, os produtos brasileiros não conseguem competir com os estrangeiros e perdem espaço nos mercados interno e externo.

Fonte: Agência CNI