Comerciantes “compram” novos conceitos para melhorar resultados

Na Semana do Comerciante, empresários de Maringá e região atualizam conhecimentos para assumir postura mais eficiente na gestão do negócio; Fórum Varejo em Revolução acontece de 18 a 22 de julho 

Ter uma equipe eficiente em vendas é o sonho de todo comerciante. A tarefa, nada fácil na prática, é o desafio de muitos empresários do Paraná, principalmente os que atuam no mercado varejista, que está sempre em transformação.

Para falar sobre o tema, o publicitário Toni Lourenço, que prefere se chamado de “vendedor de resultados”, ministra a palestra “Comerciante. Hoje quem compra é você”, nesta quinta-feira, dia 21, em Maringá, durante a segunda edição do Fórum Varejo em Revolução.

O evento é uma realização do Sebrae/PR, Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) e Sistema Fecomércio/PR, com o apoio da Câmara da Mulher Empreendedora, e traz palestras e workshops com assuntos do momento, de interesse do varejo.

O tema da palestra, segundo Toni Lourenço, é propositalmente diferenciado para suscitar surpresa e curiosidade no público. A ideia é convidar os comerciantes, que, rotineiramente, estão focados em vendas, para dar uma pausa e redirecionar o olhar para a “compra” de novos conceitos a fim de melhorar a performance dos seus colaboradores e, por consequência, de seus resultados.

“A grande revolução do varejo continua sendo a eficiência cada vez maior da venda diária. Para isso, quem comanda a operação deve ter atitudes mais conscientes e em sintonia com a realidade e tendência de mercado”, afirma o publicitário.

Nesse sentido, Toni Lourenço apresentará novas posturas comportamentais para a gestão de negócio e vai explicar como formar equipes vencedoras. Tudo com foco no envolvimento dos colaboradores e nos resultados.

“Formatei uma abordagem mais comportamental e com dinâmicas para evidenciar o novo conceito de compartilhamento de gestão a fim de que todos se envolvam, deem resultados e ganhem com isso”, esclarece o palestrante.

Ele cita, por exemplo, que vai explanar sobre Inteligência, Maturidade e Atitude (IMA), pois são itens que devem compor a “espinha dorsal” do pensamento do gestor. Já a competência, o compromisso e o trabalho são pré-requisitos fundamentais na prática do colaborador.

Toni Lourenço também chamará a atenção do comerciante para as gratificações, em resposta ao envolvimento e conquista de metas e resultados por parte dos colaboradores. “Acredito que o aumento das vendas não se resume à diretoria, mas sim quando há um espírito de vendas, com ganhos para todos”, reforça.

O consultor do Sebrae/PR em Maringá, Marcelo Wolff, concorda com o especialista e afirma que o Varejo em Revolução será uma oportunidade ímpar para empresários de micro e pequenas empresas do comércio varejista atualizarem-se. “O varejo vive uma revolução, com consumidores cada vez mais exigentes. Os empresários precisam estar atentos às novas tendências de gestão de equipe para lançar mão de estratégias assertivas, visando garantir diferencial competitivo e bons resultados.”

Currículo

Publicitário, Toni Lourenço atua como consultor de marketing e acumula experiência em estratégia de vendas e inteligência de negócios. Palestrante corporativo com portfolio “recheado” de empresas nacionais e internacionais, suas explanações são concebidas a partir das necessidades reais das empresas e são focadas em soluções para desafios mercadológicos.

Programação

O Fórum Varejo em Revolução acontece de 18 a 22 de julho, em Maringá, no Auditório do Sebrae/PR, na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, zona 7. O evento oferecerá sete palestras e três workshops.

Além do tema “Comerciante. Hoje quem compra é você”, o Fórum vai abordar: “Marketing Sensorial: Explorando os Sentidos e as Emoções do Consumidor” (18 de julho, às 19h30, com Heloísa Omine); “Cenários e Tendências para o Setor do Comércio” (19 de julho, às 19h30, com Osmar Dalquano Junior); “E-commerce: Como Vender com Sucesso pela Internet” (19 de julho, com Dailton Felipini, depois da palestra “Cenários e Tendências para o Setor do Comércio”); “O Comportamento do Consumidor do Varejo” (20 de julho, às 19h30, com Francisco Giovanni David Vieira); “Usando Tecnologia no Varejo para Vender Mais e Melhor” (20 de julho, com Dagoberto Hajjar, depois de “O Comportamento do Consumidor do Varejo”); e “Vendas – Excelência em Ação (22 de julho, às 19h30, com Aly Baddauhy Junior).

Já os workshops, que começam a partir do segundo dia de Fórum, das 9 às 11 horas, até o dia 21 de julho, também serão realizados no escritório do Sebrae/PR. A ação consiste em consultorias coletivas que discutirão e aprofundarão o tema da palestra da noite anterior.

Mais informações sobre a programação e inscrições devem ser obtidas no escritório do Sebrae/PR em Maringá, telefone (44) 3220-3474, pela Central de Relacionamento do Sebrae/PR no 0800 570 0800, ou (44) 3026-4444, do Sivamar.

Fonte: Sebrae/PR