Empresas de Curitiba e São Paulo abrem as portas para comerciantes e consultores de negócios do PR

Programa VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade, parceria do Sebrae/PR e Fecomércio/PR, organiza terceira edição de missões técnicas do comércio

Mais eficiente que ouvir histórias bem-sucedidas de empresas-modelo, no comércio varejista, é importante conhecer de perto os diferenciais e as práticas que levam esses empreendimentos ao sucesso. Essa é a proposta das missões técnicas do comércio, ações do Programa VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade, idealizado pelo Sebrae/PR e Fecomércio/PR.

No segundo semestre de 2011,  serão realizadas duas missões técnicas nacionais, para as cidades de Curitiba, entre 28 e 31 de agosto, e São Paulo, de 23 a 26 de outubro. Também está programada uma viagem técnica internacional, para Nova York, nos Estados Unidos, no período de 17 a 24 de setembro.

Por meio da experimentação de novas culturas de comércio, as viagens oferecem a oportunidade para que empresários de micro e pequenas empresas troquem experiências, repensem estratégias e operações em sua rotina mercadológica.

Marilene Santolin Reichembach, da Livraria Fonte Nova, com sede em Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná, integrou, em 2010, a missão técnica com destino a Curitiba. Para ela, a viagem foi muito válida e gerou melhorias em seus negócios. “Antes da viagem, planejava mudar o layout na minha loja. Depois das visitas, reforcei a ideia e tomei a decisão. Também implantei um autosserviço e mudei o jeito de fazer da gestão do negócio e as formas de contratação de pessoal. Vi produtos diferentes, formas diferenciadas de expor os produtos e outras novidades”, comenta.
Para Elis Regina Temosko, da loja Discolândia Presentes, em Guarapuava, a missão empresarial para Curitiba mostrou novos horizontes e ampliou sua visão de negócio. “Em todas as empresas visitadas, percebi algo comum que é o esforço dos gestores na busca pela inovação nos negócios e na capacitação das equipes. A troca de experiências, durante as visitas, me fez ver opções que não tinha notado. A inovação reflete no crescimento das vendas. Acredito que sempre dá para melhorar”, avalia.

O coordenador estadual do Setor de Comércio, Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior, explica que a missão a Curitiba tem dois propósitos. “Trazer empresários de outras localidades para que conheçam lojas referências no varejo e reconhecer as boas iniciativas que temos no Estado”, explica.
Já Roberto Janz, consultor do Sebrae/PR e um dos coordenadores da Missão Curitiba 2011, pontua que as visitas são dinâmicas e com duração média de uma hora. Ao final do dia, frisa, ocorre um workshop para que as informações sejam assimiladas e transformadas em ações. “Durante as visitas, o participante observa a organização das lojas, participa de um bate-papo com os executivos que contam suas dificuldades, experiências e estratégias aplicadas ao negócio. É um aprendizado único e instantâneo”, aponta.

O consultor ressalta ainda que, ao final da viagem, os empresários elaboram um plano de ação para aplicação no negócio. Segundo ele, os empresários das cidades de pequeno e médio porte, podem, com a visita às empresas de Curitiba, aprender a desenvolver mais os canais de venda utilizados e fortalecer o atendimento ao cliente. “Ou seja, mais do que atender é preciso surpreender o cliente. As lojas que serão visitadas mostrarão práticas inovadoras e aplicações do varejo tradicional”, observa Roberto Janz.

São Paulo

São Paulo não poderia ficar fora do roteiro da missão porque é a maior capital da América do Sul e tem uma participação expressiva no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, mais de 12% do total. “Por concentrar condições favoráveis, São Paulo recebe antes que qualquer outra cidade, toda e qualquer iniciativa inovadora. A ideia das missões técnicas é que os lojistas possam repensar estratégias para suas empresas e adaptar as inovações observadas aos seus negócios”, observa o coordenador estadual, Osmar Dalquano Junior.

Maria Verenka, do supermercado Verenka, localizado no município de Cândido de Abreu, no norte do Paraná, participou da última missão técnica do comércio com destino a São Paulo. Ela visitou 14 empreendimentos de diferentes segmentos e aprendeu que é necessário sair de dentro da empresa para ampliar a visão do negócio.

“Consegui entender que não só o processo de compra é importante, mas também o relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores. Percebendo a necessidade de ser mais competitiva e livrar-se dos atravessadores, eu e mais 21 empresários do setor supermercadista fundamos a Central de Negócios Suprema.”

Leandro Krug Batista, consultor do Sebrae/PR e coordenador da missão que vai levar os empresários a São Paulo, em outubro deste ano, ressalta que as visitas desta edição são inéditas e que o destaque são experiências na área de comércio eletrônico, restaurantes e outros tipos de negócios. “Mais de 90% dos participantes ficam satisfeitos com a programação das missões, pois conseguem observar como é feito a gestão da marca e como se lida com layout, processos, prestação de serviços, mix de produtos e outras questões”, complementa.

Para o empresário que ficar em dúvida sobre qual destino optar, Leandro Batista orienta. “O empresário deve verificar seu orçamento e o nível de intimidade que tem com o varejo. A missão é vantajosa porque eleva o grau de maturidade do gestor e permite que conheça de perto as inovações. É um alto benefício”, incentiva.

Conhecimento de novos produtos, mercados, tecnologias e processos, avaliação do potencial de seus produtos e serviços e a descoberta de novas oportunidades de negócios para as empresas são alguns resultados obtidos pelos que optam por participar de uma missão técnica.

Datas

Para registrar o funcionamento de cada missão técnica empresarial, o Sebrae/PR mantém blogues, nos quais são postadas informações e impressões sobre cada empreendimento visitado. Confira os endereços:

Missão Curitiba – http://portal.pr.sebrae.com.br/blogs/blog/missaocuritiba
Missão São Paulo – www.sebraepr.com.br/blogs/blog/missaosaopaulo?m=07/2011
Missão Internacional – http://portal.pr.sebrae.com.br/blogs/blog/missaointernacional

Vagas limitadas

Para inscrições e informações sobre os valores referentes a cada uma das missões, os empresários podem ligar para o telefone (41) 30287-8075 ou acessar o endereço www.sebraepr.com.br/varejo.

Fonte: Sebrae/PR