Produto é apenas um dos argumentos de venda, afirma palestrante

Palestra, que será realizada hoje, 22 de julho, no auditório do Sebrae/PR, desmistifica técnicas de vendas e encerra a programação da segunda edição do Varejo em Revolução

“O bom vendedor não fala muito, em vez disso, pergunta e escuta o consumidor”. A afirmação é do treinador e palestrante comportamental Aly Baddauhy Junior, que ministrará a palestra “Vendas: Excelência em Ação”, nesta sexta, 22 de julho, a partir das 19h30, no Auditório do Sebrae/PR, em Maringá.

A palestra encerra a programação da segunda edição do Fórum Varejo em Revolução, evento que soma palestras e workshops com temas relevantes para empresários e colaboradores do setor varejista. A iniciativa, realizada de 18 a 22 de julho, é uma ação conjunta do Sebrae/PR, Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) e Sistema Fecomércio/PR, com o apoio da Câmara da Mulher Empreendedora.

Aly Baddauhy Junior é treinador e palestrante na área comportamental há dezoito anos, e é proprietário da Business Center Treinamentos, uma das mais conceituadas empresas de cursos comportamentais do Brasil. Aly Junior também é autor de vários treinamentos, entre eles o curso de vendas mais assistido no País: “O que é vender no mundo de hoje”.

Para explorar o tema “Vendas: Excelência em Ação”, ele afirma que fará uma abordagem com foco no principal “produto” de todo comerciante, que são as pessoas. “Excelência em ação significa a busca contínua por melhora, e nós sabemos que sempre podemos nos aperfeiçoar. Por esse motivo, digo que todas as pessoas podem ter mais pelo simples fato de que todas as pessoas podem ser mais”, assinala o palestrante.

Aly Junior explica que, no passado, os vendedores eram treinados à aplicar técnicas de vendas, partindo do princípio de convencimento. “Hoje precisamos persuadir, porque muitos clientes não gostam de ser convencidos a comprar”, completa o especialista.

Apesar de as palavras ‘convencer’ e ‘persuadir’ darem a impressão de terem o mesmo significado, Aly Junior esclarece que, no varejo, para convencer, o vendedor diz por que o cliente tem de comprar. “Neste momento, vários clientes já estão fechados e convencidos a não comprar e muitos, por educação, somente olham para o vendedor”, explica.

Já na persuasão, o vendedor para de falar e faz perguntas ao consumidor. “Assim, faz o cliente pensar no que ele quer consumir, e o vendedor passa a ouvir mais. Com isso, quem vende se mune de subsídios para personalizar o atendimento e o cliente fica mais satisfeito”, ensina.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Maringá, Marcelo Wolff, a palestra de Aly Baddauhy Junior terá como principal objetivo trazer novidades e tendências sobre técnicas de vendas aplicadas no varejo. “Os empresários de micro e pequenas empresas devem aproveitar essa oportunidade ímpar de reciclar seus conhecimentos e de se inserir de forma cada vez mais competitiva no mercado”.

O gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, destaca a importância do debate e de eventos como o Varejo em Revolução. “O varejo vive um processo sem volta, que coloca o empresário diante de um consumidor ávido por comodidade e que valoriza aspectos que antes não tinham relevância. Por isso, a importância de informações sobre tendências, tecnologia e inovações”, reforça.

Programação

Para os cinco dias de Varejo em Revolução, em Maringá, foram programadas sete palestras e três workshops. Além do tema “Vendas – Excelência em Ação” (22 de julho, às 19h30, com Aly Baddauhy Junior), o evento abordou: “Marketing Sensorial: Explorando os Sentidos e as Emoções do Consumidor” (18 de julho, com Heloísa Omine); “E-commerce: Como Vender com Sucesso pela Internet”, com Dailton Felipini (19 de julho, depois da palestra “Cenários e Tendências para o Setor do Comércio”, com Osmar Dalquano Junior); “Usando Tecnologia no Varejo para Vender Mais e Melhor”, com Dagoberto Hajjar (20 de julho, depois da palestra “Comportamento do Consumidor no Varejo”, com Francisco Giovanni David Pereira”,); e “Comerciante. Hoje quem compra é você!” (21 de julho, com Toni Lourenço). Todas realizadas no Sebrae/PR em Maringá.

Mais informações sobre a programação e podem ser obtidas no escritório do Sebrae/PR em Maringá, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, zona 7. Ou pelos 0800 570 0800, do Sebrae/PR, ou (44) 3026-4444, no Sivamar.

Fonte:  Sebrae/PR