Programa que transforma espaços comerciais, iniciativa do Sebrae/PR, Sistema Fecomércio/PR, Prefeitura, CODEM, ACIM, Sivamar, Simatec, Sincofarma e Micromar, acontece na Rua Santos Dumont
Aumentar a atratividade e a competitividade do comércio varejista de bens e serviços na Rua Santos Dumont de Maringá. Esse é o objetivo principal do Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, que será lançado oficialmente nesta segunda-feira, dia 25, às 19h30, no auditório do Sebrae/PR. A proposta visa organizar as empresas em um novo conceito de consumo, que permite aos clientes encontrar lojas mais atrativas, ambientes mais seguros, confortáveis e com opções para compras e entretenimento.
Em Maringá, o projeto é fruto de uma iniciativa estadual do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio/PR em parceria com a Prefeitura Municipal, Conselho de Desenvolvimento de Maringá (CODEM), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), Sindicato do Comércio Varejista de Ferragens, Tintas, Madeiras, Materiais Elétricos, Hidráulicos e Materiais de Construção de Maringá e Região (Simatec), Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Maringá (Sincofarma) e Associação das Micro e Pequenas Empresas de Maringá e Região (Micromar). Todos compõem a governança do Programa.
“Em Maringá, não temos áreas comerciais degradadas, mas o trabalho visa revitalizar o trecho escolhido para torná-lo mais atrativo, com um comércio mais forte, empresas mais capacitadas e colaboradores mais preparados, tornando o ambiente de rua mais competitivo”, diz o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva. A iniciativa, explica o gerente regional, deve trazer boa repercussão para o município, porque a proposta já é referência em outras cidades do Brasil e, em Maringá, “esperamos que também venha servir de modelo para que possa ser implantada em outras áreas da cidade”.
Durante o evento de lançamento, o consultor do Sebrae/PR em Maringá, Marcelo Wolff, vai apresentar a proposta do Programa, mostrando os objetivos e benefícios aos empresários. O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostoni, também estará presente. O presidente do Sistema Fecomércio/PR, Darci Piana, fará uma palestra, durante a cerimônia de lançamento, no Auditório do Sebrae/PR. Piana falará sobre a revitalização do centro comercial de Curitiba, uma iniciativa bem-sucedida do Sistema Fecomércio, Prefeitura de Curitiba e Sebrae/PR, que envolve a região do entorno do Paço da Liberdade Sesc – Paraná, prédio histórico restaurado pela Fecomércio e Prefeitura. A revitalização do centro de Curitiba é modelo no Paraná e o no Brasil.
Nos estados do extremo-sul brasileiro – Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul -, o Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, que será implantado em Maringá, também já virou modelo. O trabalho em Maringá ainda encontra inspiração na revitalização de centros comerciais de São Paulo (capital), Rio de Janeiro (Volta Redonda), e Bahia (Jequié, Itabuna e Ilhéus). No Paraná, cinco cidades foram selecionadas para transformar a realidade do comércio de rua. Além de Maringá, há ações da proposta em Francisco Beltrão, Londrina, Castro e Marechal Cândido Rondon.
Para a primeira etapa do Programa, Marcelo Wolff diz que a governança escolheu, por critérios técnicos, em Maringá, a Rua Santos Dumont, no trecho compreendido entre a Avenida São Paulo e a Avenida Getúlio Vargas. Ao todo, são três quarteirões, que somam 115 micro e pequenas empresas varejistas e mais seis pontos vagos, para locação. “Ao desenvolvermos o trabalho, pretendemos despertar o interesse de investidores e que não haja lacuna de portas comerciais na rua, e que a rua fique repleta de lojas em toda a extensão atendida pelo Programa”, afirma o consultor.
A primeira verificação do local constatou que somente o segmento de confecção conta com 23 empresas. Os demais empreendimentos do trecho escolhido são de segmentos variados, como panificadoras, restaurantes, joalheria, calçados, presentes e acessórios, móveis, alfaiataria, farmácia, livraria, artigos para festa, armarinhos, escola de línguas, revenda de automóveis, entre outros.
O programa de revitalização prevê mudanças tanto na parte estrutural, como em fachadas e vias públicas, quanto na empresarial para o aperfeiçoamento da visão de negócio. “O comércio de rua, que está fora de grandes centros comerciais ou de shopping centers, nos modelos tradicionais, passa por uma fase de transformação. A busca por soluções locais almeja tornar as empresas mais preparadas e com gestão profissionalizada para obter resultados positivos, destacando-se dos concorrentes”, reforça Marcelo Wolff.
A execução do Programa de Revitalização de Espaços Comerciais está previsto para três anos, com várias etapas a curto, médio e longo prazo. “Estamos apenas no primeiro passo, mas o sucesso da iniciativa depende do envolvimento e engajamento da comunidade empresarial”, ressalta o consultor do Sebrae/PR. Inclusive, um dos objetivos do projeto é promover o associativismo e cooperativismo a fim de estimular a união dos comerciantes, facilitando o andamento dos trabalhos e a obtenção de benefícios para todos.
A iniciativa também pretende aumentar o fluxo de pessoas na Rua Santos Dumont; aumentar o faturamento das empresas; e melhora a competitividade das empresas varejistas não só da localidade escolhida, mas do comércio da cidade como um todo.
Processo
As discussões sobre o centro comercial de Maringá começaram em 2008, quando reuniões e debates eram realizados entre representantes de entidades empresariais e de desenvolvimento. Em 2009, foi criada a câmaras técnicas no CODEM para discussões dos assuntos relacionados à proposta do projeto.
Já em 2010, foi realizado em Maringá o Simpósio sobre Administração Compartilhada de Espaços Urbanos. Na ocasião, foram apresentados casos norte-americanos e brasileiros de experiências bem-sucedidas na revitalização de espaços comerciais. Na próxima segunda-feira, o projeto será lançado em Maringá para a formalização do início efetivo dos trabalhos.
Mais informações sobre o Programa de Revitalização de Espaços Comerciais ou sobre o evento de lançamento podem ser obtidas no Sebrae/PR em Maringá, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, Zona 7, telefone (44) 3220-3474.
Fonte: Sebrae/PR