Executivos japoneses conhecem realidade das micro e pequenas empresas do Paraná

Missão empresarial visa prospectar negócios no setor da construção civil e mobiliário de madeira; Sebrae/PR foi escolhido para auxiliar investidores japoneses

Nesta quarta-feira, dia 27, o Sebrae/PR recebeu a visita de um grupo de executivos do Iwata Shinkin Bank, interessados na realidade das micro e pequenas empresas do Paraná. O presidente Shouzo Takagi, o diretor-conselheiro Seiji Katagiri e o consultor jurídico Etsuo Ishikawa, da instituição financeira japonesa, foram recepcionados,  na sede da entidade, em Curitiba.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli, abriu o encontro. Ercílio Santinoni, secretário interino de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Paraná, e presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), apresentou dados sobre o Estado. Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio/PR, e o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, falaram sobre o trabalho desenvolvido pelas entidades junto às micro e pequenas empresas.

No período da tarde, os executivos visitaram o Consulado Geral do Japão e, na quinta-feira e sexta-feira, dias 28 e 29, cumprem agenda de compromissos em Maringá, no noroeste do Paraná, com visitas a entidades de representação, instituições públicas e pequenas empresas do setor de vestuário e construção civil.

O Sistema Cooperativo Iwata Shinkin Bank é a segunda maior instituição bancária do Japão, ficando atrás apenas do Banco Postal do Japão. A instituição atua na região oeste da Província de Shizuoka, com uma rede de 33 agências espalhadas nas cidades de Iwata, Hamamatsu, Fukuroi e Kakegawa. O banco, que funciona no modelo cooperativista, atende mais de 5 mil correntistas brasileiros que vivem naquele país. Os associados do Iwata Shinkin Bank são empresários de empreendimentos de pequeno porte.

O objetivo dos executivos japoneses é formalizar um pedido de apoio ao Sebrae/PR e às outras entidades para organizar uma agenda de atividades da Missão Econômica Japão-Brasil, que desembarca no Paraná, na segunda quinzena de novembro deste ano. Farão parte da missão, investidores de pequeno e médio portes do banco, interessados em identificar oportunidades de negócios no Paraná.

O consultor do Sebrae/PR em Maringá, Marcos Aurélio Gonçalves, explica que essa é a segunda etapa de visitas realizadas pelas lideranças do banco japonês ao Brasil. A primeira ocorreu no ano passado com uma missão empresarial, em São Paulo.  “Os japoneses têm interesse em investir no Brasil em razão da estabilidade do País, pelo recebimento de eventos esportivos mundiais e em decorrência da crise financeira vivida pelo Japão. No Paraná, visam os setores de construção de civil e mobiliário de madeira”, afirma.

O consultor esclarece ainda que a possível parceria dos investidores japoneses com as  pequenas empresas paranaenses tende a ser muito benéfica. “Os japoneses vêm com knowhow, tecnologias e recursos financeiros, porém falta a eles conhecimento do mercado nacional e, por isso, é importante efetuar sociedades com as micro e pequenas empresas brasileiras”, frisa.

Fonte: Sebrae/PR