Em mais de meio século de trabalho, o barbeiro Chiguenobu Yochida, de 75 anos, já cortou muitos cabelos e ouviu muita história. Dos 58 anos de profissão, 51 foram passados dentro da barbearia dele no Mercado Municipal de Curitiba. “Aqui todos me chamam de Antônio, porque é mais fácil de lembrar e pronunciar”, brincou Yochida.
Ele, assim como outros comerciantes e clientes do Mercado Municipal, está ansioso pela entrega da revitalização do Mercado. A previsão da Prefeitura é que as obras terminem até o final deste ano. Com a reforma, o Mercado Municipal vai dobrar de tamanho e ficará mais confortável para clientes e funcionários. O local ganhará mais 18,6 mil metros quadrados.
“A reforma vai deixar o Mercado Municipal ainda mais bonito”, disse o barbeiro Chiguenobu Yochida, enquanto cortava o cabelo do cliente Rubens Bürger. “Corto o cabelo aqui desde os 6 anos”, disse o morador do Rebouças.
“O Mercado é um dos pontos de referência da nossa cidade. É local pelo qual tenho carinho, porque praticamente me criei ali dentro. Até o fim do ano Curitiba terá um mercado novo, ampliado e mais bonito”, afirmou o prefeito Luciano Ducci.
Ponto tradicional
O Mercado Municipal é considerado o mais tradicional espaço gastronômico da cidade. Por semana, passam em média pelo local 65 mil pessoas. Com a revitalização, a estimativa é que o movimento aumente para 85 mil visitantes por semana.
Pelos corredores do mercado é possível ouvir conversas em vários idiomas diferentes, como o inglês, alemão e o francês, por exemplo. Além da diversidade cultural, o mercado oferece aos visitantes várias opções gastronômicas, frutas e verduras frescas, bebidas e boa alimentação.
As obras de revitalização acontecem também na praça de alimentação, que será aumentada para oferecer mais conforto e qualidade aos clientes. “Vai ser criada uma nova área de alimentação. Dos atuais 700 lugares, a praça terá 1.400 lugares. Vai dobrar o espaço e melhorar o atendimento”, explicou Jerson Straube de Castro, coordenador de projetos do Mercado Municipal. Durante as obras, a praça de alimentação foi transferida provisoriamente para uma estrutura metálica na rua da Paz, ao lado do antigo estacionamento do Mercado.
Após as obras, os restaurantes ganharão mais espaço interno, principalmente na área de manipulação de alimentos. Para Noel Balbino, que há 24 anos trabalha no Mercado Municipal, as obras de revitalização vão ser boas para os funcionários e clientes. “A reforma vai ser boa para todos. Vai ter mais espaço para os visitantes na praça de alimentação”, disse Noel.
Inge Schwartz, moradora do Cabral, passa pelo menos uma vez por semana pelo Mercado Municipal e acredita que a reforma trará mais qualidade ao local. “Aqui encontro diversidade de ingredientes. Aqui tem coisas especiais que não encontramos em outros locais”, afirmou.
Há três anos morando em Porto Velho, Rondônia, a jovem Juliana Fabri sempre que visita os familiares em Curitiba passa pelo Mercado Municipal. “O mercado é um ícone cultural da cidade, tem muita variedade de alimentos e essa reforma vai deixar o espaço ainda mais charmoso”, disse.
Nova fachada – Além da reforma na praça de alimentação, outra frente de obras está construindo a nova entrada do Mercado Municipal, pela rua Sete de Setembro. Será erguida no local uma moderna fachada. No hall da nova entrada será feita uma arena para aulas-shows de gastronomia.
O piso superior da ala da rua General Carneiro, onde antes ficavam as salas de administração do Mercado, está sendo transformado em um mezanino para lanchonetes, com vista para as bancas de frutas e hortaliças. No fundo, estão sendo construídos banheiros exclusivos para funcionários e comerciantes. Os caixas-automáticos de bancos, hoje espalhados em diferentes pontos, ficarão em espaço comum, perto dos novos banheiros.
Fonte: Agência de Notícias da Pref. Municipal de Curitiba
