A coordenadora Claudia Silvano explica que nesta etapa é realizado o levantamento da base tecnológica do órgão paranaense e das diferenças entre o sistema atualmente utilizado e o banco de dados nacional, com vistas à sua completa substituição. A segunda fase será firmar o convênio de adesão, que deverá ocorrer após o governo do Estado concluir a tramitação do termo de adesão e definir a data da sua assinatura.
O Sindec é um sistema que provê uma base de dados nacional, integrando as bases estaduais, com a oferta de informações e gráficos, que possibilita a inclusão dos órgãos municipais de defesa do consumidor, e estabelece a base tecnológica para elaboração de cadastros estaduais e nacional de reclamações fundamentadas, previstos no Código de Defesa do Consumidor.
“As informações do Sistema Nacional”, diz Claudia, “asseguram a transparência das relações de consumo, sendo um importante instrumento para incentivar o respeito aos direitos dos consumidores. No Paraná, a mudança e as diferenças do sistema só serão sentidas pelo público que acessa a página do Procon-PR na internet, buscando informações, a partir de 2012”.