Associativismo une micro e pequenas empresas; Sebrae/PR apoia iniciativa e sugere soluções que impulsionam o desenvolvimento dos empreendimentos
A primeira central de negócios da região noroeste do Paraná foi lançada em Maringá, neste mês de julho. A iniciativa é voltada para micro e pequenas empresas do setor gráfico e de comunicação visual e tem o apoio do Sebrae/PR e do Sindicato das Indústrias Gráficas de Maringá e Região (Singramar). O objetivo do trabalho é unir os empresários para o desenvolvimento do setor por meio do associativismo.
A proposta, segundo a consultora do Sebrae/PR em Maringá, Patrícia Valente Santini, começou a ser articulada há aproximadamente cinco meses, período em que as empresas participaram de reuniões para a elaboração de um planejamento estratégico. “A partir dessas reuniões, percebemos que a metodologia de central de negócios, desenvolvida pelo Sebrae nacionalmente, atenderia as necessidades do setor”, afirma Patrícia Santini.
Com a rede constituída, o grupo de empresários intensifica os trabalhos, passando a ter dois encontros mensais, que serão realizados no escritório do Sebrae/PR, em Maringá. A ação visa levantar as principais oportunidades e dificuldades enfrentadas pelo setor. A consultora do Sebrae/PR explica que, inicialmente, também serão diagnosticadas as falhas de gestão das empresas para que, individualmente, sejam aplicadas soluções.
“O aperfeiçoamento da gestão em cada empreendimento é necessário, porque só é possível fortalecer um grupo de empresas quando os atores envolvidos aplicam procedimentos corretos e sustentáveis”, explica Patrícia Santini. A consultora ainda acrescenta que, superada essa etapa, começam as ações coletivas.
Dentre as atividades conjuntas, os empresários poderão se organizar para realizar compras e vendas, instalações de equipamentos, capacitação de colaboradores, desenvolvimento de pesquisa tecnológica e mercadológica, busca de informações, e outros. “Todas essas ações podem ser realizadas coletivamente, gerando benefícios aos participantes porque, juntos, conseguem maior poder de barganha”, afirma Patrícia Santini.
Associativismo
A consultora do Sebrae/PR esclarece que as centrais de negócios são associações de empresas do mesmo ramo, que buscam ampliar os seus negócios ou alcançar soluções de interesse econômico por meio de ações conjuntas. “É, com certeza, uma ótima maneira de ampliar a força, a união, a rentabilidade e, principalmente, a competitividade das micro e pequenas empresas”, complementa.
De modo geral, Patrícia Santini diz que o empresário de pequena empresa tem baixo poder de negociação frente ao concorrente de maior porte, o que compromete o desempenho. Um dos principais motivos é que muitos fornecedores não aceitam pedidos de pequenas quantidades, o que dificulta o acesso a uma série de mercadorias e de serviços.
“Para inverter essa situação desfavorável, a solução é aumentar o volume de cada compra, conseguindo melhores preços e maiores prazos de pagamento. E uma forma de potencializar os negócios é implantar a modalidade de trabalho coletivo, que deve funcionar como um núcleo empresarial”, reitera a consultora do Sebrae/PR.
Patrícia Santini salienta ainda que a central de negócios amplia o foco da atuação coletiva, pois não se restringe a compra de produtos. Com a união, as empresas associadas podem ter acesso, por exemplo, a serviços em conjunto, como planos de saúde para funcionários, seguros de carro, materiais de limpeza, entre outros.
“É uma forma de contribuir com a economia de uma determinada região, já que as micro e pequenas empresas são as maiores empregadoras do País e qualquer medida adotada com o objetivo de fortalecer esse setor tem um papel social importante”, acrescenta Patrícia Santini.
A Central de Negócios Gráficos de Maringá comporta até 25 empresas. Atualmente, o grupo, que conta com 15 empreendimentos, convida empreendedores do segmento gráfico e de comunicação visual para participarem da rede. O intuito é somar forças para debater propostas e soluções.
Mais informações sobre a Central de Negócios Gráficos e sobre como participar devem ser obtidas no Sebrae/PR em Maringá, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, Zona 7, telefone (44) 3220-3474.
Fonte: Sebrae/PR