Turismo reivindica benefícios do programa Brasil Melhor

O setor hoteleiro está reivindicando o mesmo tratamento dispensado às indústrias têxtil, de móveis e de tecnologia da informação no pacote em defesa da indústria nacional anunciado na terça-feira (2). O argumento é que os hotéis, ao recepcionar turistas estrangeiros, garantem divisas ao Brasil, tanto quanto aqueles setores.

Em reunião de trabalho com o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), senador Benedito de Lira (PP-AL), nesta quinta-feira (4), representantes argumentaram que o setor tem atividades intensivas em mão de obra e geradoras de divisas que também estão sendo muito prejudicadas pela valorização cambial.

Documento entregue ao senador inclui pedido para a desoneração da folha das empresas de hospedagem e alimentação das contribuições sociais e ainda a redução das alíquotas de ICMS sobre o consumo de energia, água e gás.

– O turismo receptivo [quando o Brasil recebe estrangeiros] deve ser encarado como atividade exportadora. Nada mais lógico, portanto, do que se aplicar ao setor a mesma leitura que orientou o Plano Brasil Maior – argumentou o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, depois do encontro.

O objetivo da reunião foi levantar as demandas dos segmentos que formam o serviço turístico, inclusive em questões relacionadas à preparação para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Benedito de Lira sugeriu que os pleitos sejam consolidados em documento, a partir do qual a CDR irá traçar ações de apoio. O relatório conjunto deverá ser entregue à CDR ainda na próxima semana.

– Esse encontro deve ter resultados. Meu desejo é que a comissão possa contribuir para destravar o que está emperrado, especialmente no que se relacione ao processo legislativo – disse o senador.

Alexandre Sampaio, que também integra a Câmara de Turismo da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), informou que as demandas em relação ao programa Brasil Maior haviam sido levadas no dia anterior ao ministro do Turismo, Pedro Novais.

Fonte:Agência Senado