
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) está regularizando a oferta de cursos de reciclagem para motoristas infratores em todo o Estado. Foto: Paulo Rosa
Nesta segunda-feira (15), foram abertas 130 vagas no interior e 100 em Curitiba. Novas turmas são iniciadas diariamente, conforme a procura dos motoristas. “A falta de vagas era um problema antigo e a demanda reprimida era muito grande. Como medida emergencial, aumentamos o número de vagas extras no primeiro semestre do ano. Agora, passamos a oferecer mais vagas regulares, já que as suspensões são constantes”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Este mês, 26 novos docentes passaram a reforçar o quadro de instrutores da autarquia. Eles se juntam aos mais de 50 profissionais que já atuam no Estado. “Essa é a principal medida para garantir que a situação seja normalizada de uma vez por todas. Com mais instrutores, conseguimos abrir novas turmas e manter a média atual de atendimento, que já supera em até 40% a média mensal de 2010”, adianta Juan Ramon de Soto Franco, coordenador de Educação para o Trânsito.
SUSPENSÕES
A suspensão do direito de dirigir é prevista pelo Código Brasileiro de Trânsito para todo condutor que comete infrações de trânsito – de forma direta ou com a soma de 20 pontos na carteira de habilitação. Ao ser notificado da suspensão, o motorista tem 30 dias para se apresentar ao Detran e entregar sua habilitação. O condutor fica proibido de dirigir até cumprir o prazo determinado e participar das aulas de reciclagem.
Se for pega dirigindo com a CNH suspensa, a pessoa é autuada, tem a carteira cassada por dois anos e deve se submeter à reabilitação, refazendo os exames práticos e teóricos de direção. Além disso, responderá judicialmente por crime de trânsito, com pena de detenção de seis meses a um ano.
CURSO – O processo de reciclagem tem duração de 30 horas/aula e aborda temas relacionados à direção defensiva, primeiros socorros, legislação de trânsito e relacionamento interpessoal. A taxa cobrada é de R$ 65,24 e a inscrição pode ser feita pelo site http://www.detran.pr.gov.br, no menu Habilitação.
O Detran orienta os motoristas a usar o prazo de suspensão para realizar o curso, já que muitos esperam até o final do período determinado para fazer a inscrição. Além disso, o departamento lembra aos inscritos que não faltem às aulas. Na primeira quinzena de agosto, 90 vagas ficaram ociosas em razão de faltas e deixaram de ser repassadas a outros candidatos.