São Paulo – A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) está realizando, na capital, desta segunda-feira, 15 de agosto, à terça-feira (16/8), o 12º Encontro Internacional de Energia, onde são discutidos os principais temas relacionados ao setor energético e sua relação com a competitividade brasileira. Paralelamente ao encontro, o Comitê Brasileiro da Comissão de Integração Energética (Bracier) promove o 2º Seminário Internacional de Interconexões, sobre integração energética na América Latina.
Estão presentes consumidores, empresários, representantes de governos, prestadores de serviços, investidores e fornecedores de energia elétrica, gás natural e outras fontes de energia. A proposta é estabelecer um ambiente de negócios que possibilite a aproximação entre provedores e potenciais clientes, e apresentar as tendências do mercado brasileiro e internacional do setor.
O vice-secretário de Energia dos Estados Unidos, Daniel Poneman, que participa do primeiro dia do encontro, fará uma apresentação sobre a cooperação Brasil-Estados Unidos em energia. Além dele, representantes do governo e de empresas brasileiras também estarão presentes, como Ministério de Minas e Energia, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Itaú, Petrobras, BNDES, Comissão Nacional de Energia Nuclear, BTG Pactual, Tractebel, entre outros.
Dentre os principais temas, destacam-se o vencimento das concessões do setor elétrico, planejamento energético, oportunidades do setor, novos rumos da energia nuclear, mercado livre de energia, revisão tarifária, agências reguladoras, lei do gás, geração eólica, novas tecnologias para produção de energias limpas, biocombustíveis, perspectivas de integração na América Latina e energias renováveis.
Durante o evento, a FIESP, o Banco de Desenvolvimento Africano (AfDB) e a Eletrobras lançam o livro Mercados Energéticos na África, um amplo estudo que traça um panorama das características das matrizes energéticas do continente africano e de cada um dos países analisados.
A programação completa está no site 12º Encontro Internacional de Energia
Fonte: Agência CNI