Prefeito comunicou de Brasília a vitória ao deputado Caíto Quintana. IFPR vai atender estudantes de 11 municípios do Sudoeste e região da fronteira com a Argentina
O prefeito de Capanema, Milton Kafer (PMDB), comunicou ao deputado Caíto Quintana na tarde desta terça-feira (16), que o município foi contemplado com uma das sete unidades do IFPR (Instituto Federal do Paraná), que serão construídas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) no Estado. O estabelecimento vai atender 1,2 estudantes em diversos cursos de qualificação técnica.
A construção do IFPR em Capanema integra o plano de expansão do MEC, que prevê a construção de 120 unidades em todo o Brasil. “Estamos muito felizes com essa conquista. A nossa região de Capanema e da fronteira do Sudoeste com a Argentina tem uma carência muito grande por instituições de qualificação técnica”, informou Kafer de Brasília.
O prefeito de Capanema informou que foi à capital federal para receber orientações do MEC e apresentar a contrapartida do município para receber a obra. “A prefeitura já tem uma área de 134 mil metros quadrados que será cedida ao MEC para a construção do nosso IFPR”, comemorou Kafer por telefone.
ESTRUTURA
O IFPR, quando estiver em pleno funcionamento, será dotado de 60 professores especialistas e 45 técnicos administrativos. “O IFPR de Capanema vai atender mais de 1,2 mil estudantes”, disse o prefeito.
A grade de cursos, segundo Kafer, será discutida com as instituições de ensino e lideranças da microrregião que abrange ainda os municípios de Planalto, Pérola do Oeste, Bela Vista, Pranchita, Realeza, Santa Izabel do Oeste e Ampére.
Ainda segundo o prefeito, o IFPR também vai atender estudantes dos municípios que integram o Consórcio de Fronteira. “São eles Santo Antônio do Sudoeste, Capitão Leônidas Marques e Santa Lúcia”, completou.
As obras do IFPR de Capanema terão início tão logo o MEC aprove a documentação e o terreno cedido pela prefeitura.
SOMA DE FORÇAS
O deputado Caíto Quintana, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, comemorou a notícia do IFPR, comunicada de Brasília pelo prefeito Milton Kafer. “O Governo Federal tem demonstrado boa intenção em atender as comunidades mais distantes dos grandes centros”.
“O IFPR garante uma prática diferente na qualificação dos jovens, que tem esta necessidade e que agora será suprida”, disse o deputado, que participou no início de julho de uma audiência pública em Capanema, que resultou na aprovação da unidade para a região.
Caíto Quintana fez questão de ressaltar ainda a disposição de diferentes lideranças na atuação conjunta em torno de uma proposta. “Quando acontece essa união das lideranças políticas e da sociedade civil organizada, as possibilidades de êxito se tornam maiores e o resultado é este”, completou o líder do PMDB.
Fonte: Assessoria Deputado Caíto Quintana