Fecomércio-RS pretende retirar 100 toneladas de resíduos sólidos do ambiente

Joarez Venço, coordenador do Conselho de Sustentabilidade da Fecomércio-RS

Joarez Venço, coordenador do Conselho de Sustentabilidade da Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) lançou no dia 3 de agosto campanha de sustentabilidade que irá retirar do ambiente 100 toneladas de resíduos sólidos, como celulares, baterias, telefones de mesa, cabos, PCs e monitores, entre outros. Trata-se da Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos e Telefonia Pós-Consumo.

A campanha irá contribuir com o cumprimento das exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010 pelo governo federal. A Fecomércio-RS, em parceria com SESC, Senac, sindicatos, prefeituras, entidades e empresas gaúchas, irá disponibilizar postos de recolhimento no estado, entre 4 de agosto e 30 de setembro. A empresa Trade Recycle irá retirar os resíduos e os destinar corretamente, fazendo 100% da reciclagem do material coletado. Os sindicatos irão atuar como agentes divulgadores das metas do programa, além de vistoriar os postos de recolhimento instalados em suas cidades.

“O objetivo do Sistema Fecomércio-SESC-Senac-RS com o lançamento da campanha é mobilizar o setor terciário e conscientizar cidadãos sobre a importância da destinação correta de equipamentos eletrônicos e telefonia”, explica Joarez Venço, coordenador do Conselho de Sustentabilidade da Fecomércio-RS e vice-presidente da entidade.

A estimativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é de que, até 2030, o Brasil produzirá 680 mil toneladas/ano de resíduos eletrônicos; e cada brasileiro será responsável pela geração de 3,4 quilos desse lixo digital. Outro dado preocupante: até 2020, o volume de resíduos procedentes de computadores crescerá 400% em países como a Índia e a África do Sul.

Para saber mais sobre o projeto, veja o hotsite da Fecomércio-RS.

Foto: João Alves/Fecomércio-RS

Fonte: Imprensa Fecomércio-RS