Objetivo é apresentar para a comunidade projeto de expansão da rede
O projeto de expansão da rede de distribuição de gás natural da Companhia Paranaense de Gás (Compagas) para outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) será apresentado em quatro audiências públicas que acontecerão entre os dias 23 e 26 de agosto. O “Projeto Nordeste RMC” da Compagas prevê a construção de 27 km de tubulação até os municípios de Pinhais, Colombo, Quatro Barras e Campina Grande do Sul.
A realização de Audiências Públicas para explicar para a população detalhes sobre um novo empreendimento na região é uma exigência do Ministério Público Estadual. Nas audiências, marcadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Compagas apresentará o seu Estudos de Impacto Ambiental/Relatórios de Impactos ao Meio Ambiente (EIA-RIMA) para atender aquela região. Técnicos da distribuidora e do IAP ficarão à disposição para responder dúvidas dos participantes. Após a realização das audiências, o IAP emite as licenças ambientais para a construção da rede.
O projeto – As obras da Compagas para o Projeto Nordeste RMC preveem a construção de uma linha tronco em aço carbono com oito polegadas de diâmetro ao longo da BR-116, a partir do Trevo do Atuba até o Contorno Leste, com 17 km de extensão. As redes secundárias nos municípios afetados vão utilizar tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) com diâmetro de 160 mm, para atendimento inicialmente de indústrias e postos de combustível nestas cidades, somando 10 km de extensão. O Projeto Nordeste RMC da Compagas está previsto para começar a ser implantado em 2012, com duração aproximada de 18 meses de obra.
Dos quatro municípios que passarão a contar com a rede de distribuição da Compagas, três (Quatro Barras, Pinhais e Colombo) já são atendidos pela empresa, que fornece o gás natural para a GásLocal, que o comprime e entrega para postos de combustível. O uso do gás natural comprimido (GNC) é uma forma de abrir mercado em regiões que ainda não contam com a rede canalizada.
A empresa
Hoje, 12 municípios (Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Araucária, Paranaguá, Colombo, Pinhais, Quatro Barras e São Mateus do Sul) são atendidos pela Compagas. Os sete primeiros contam com rede de distribuição – um total de 558 km. No total, mais de 10 mil clientes dos segmentos Industrial, Comercial, Veicular, Residencial, Cogeração e Geração de Energia Elétrica para Consumidor Final consomem cerca de 1 milhão de m³/dia de gás natural.
Agenda – As audiências acontecerão das 19h às 22h.
Confira as datas e locais dos eventos por município:
- 23 de agosto, terça-feira, em Quatro Barras, auditório da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, situada à Av. dom Pedro II, nº 110, centro.
- 24 de agosto, quarta-feira, em Pinhais, auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, situado à Rua 22 de Abril, nº 305, centro.
- 25 de agosto, quinta-feira, em Colombo, auditório da Regional Maracanã no 2º andar do Paraná Shopping, situado à Rua Durval Ceccon, nº 664, bairro Maracanã
- 26 de agosto, sexta-feira, em Campina Grande do Sul, auditório do Teatro José Carlos Zanlorenzi, situado à Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, nº 945, bairro Jardim Paulista.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Compagas