Capital da Louça realiza sua 21ª Feira Nacional da Louça

A “Capital da Louça” Campo Largo, se prepara para receber de 1º a 11 de setembro, os visitantes para sua já tradicional Feira Nacional da Louça e Feira de Decoração, Artesanato e Produtos para o Lar. A mostra é uma organização do Sindilouça/PR e do APL-Arranjo Produtivo Local da Louça, conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campo Largo, FIEP – Federação das Indústrias do Paraná, Fecomércio – Federação do Comércio do Paraná e Compagas, também recebe o apoio da Incepa, Cocel, Sicoob, Cervejas Klein  e Rádio 98,3 FM Onda Livre.

Na 21ª Feira da Louça participarão 40 expositores, entre eles, indústrias cerâmicas, de porcelana, pisos e revestimentos, artesanato e utensílios para o lar, todos ofertarão seus produtos a preços de fábrica, entre os principais estão: jogos de jantar e café de porcelanas, gres e cerâmicas, além de peças de decoração em cerâmica, as peças de reposição e a famosa ponta de estoque são sucesso em todas as edições da feira. A estimativa da comissão organizadora do evento é de receber em torno de 60.000 visitantes, turistas e moradores da região metropolitana de Curitiba.

A importância do setor na economia do município

A economia do município gira em torno das indústrias cerâmicas, as quais são responsáveis por mais de 50% da arrecadação de ICMS do município, consomem 51% da energia distribuída pela Cocel (distribuidora do município), consomem em torno de 250 mil metros cúbicos de gás natural diariamente, com estes números o pólo cerâmico de Campo Largo é líder nacional em produção, fabrica 90% das porcelanas brancas de mesa nacional, 83% das porcelanas da América Latina, 40% das cerâmicas de mesa nacional, 50% das cerâmicas para eletro-eletrônicos e eletromecânica e ainda 16 milhões de metros quadrados de pisos e revestimentos ao ano.

Geração de emprego

Filetagem artesanal

O pólo cerâmico de Campo Largo é formado por 35 empresas, entre pequenas (familiar), médias e grandes fábricas que geram sete mil empregos diretos e outros sete mil indiretos em toda sua cadeia produtiva, sem contar o grande número de produtores artesanais do município que agregam valor às peças com decorações e técnicas únicas.

Produção e exportação

A produção anual estimada do segmento chega a 150 milhões de peças, deste total, 25% a 40% são exportados para os mercados da Europa, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Caribe, México e Mercosul.  A louça produzida pelas indústrias campolarguenses é artesanal e isto lhe confere beleza e qualidade com o devido reconhecimento mundial.

Solenidade de abertura

A solenidade de abertura da 21ª Feira da Louça será realizada no dia 1º de setembro às 16 horas com a presença de autoridades estaduais, municipais, presidentes da Fiep e Fecomércio, presidente da Compagás, além de convidados que sempre prestigiam o evento.

Serviço:

Abertura: Dia 1º de setembro às 16 horas

Local: Ginásio da Rondinha – BR 277 – KM 20 (ao lado da Igreja São Sebastião)

Valor da entrada: 3,00 Reais

Entrada livre: Idosos (acima de 60) e crianças até 12 anos.

Horários: Sábados/Domingos e Feriados das 10 às 22 horas

Dias úteis: das 14 às 22 horas

Praça de Alimentação: lanchonetes com comidas típicas

Condução: Linha Curitiba /Campo Largo

Pontos: Rua Fernando Moreira c/ Visconde de Nacar ou Emiliano Perneta c/ Visconde de Nacar.


 Assessoria de Comunicação da Feira da Louça

Antonio Moroz

Assessor de Imprensa Sindilouça/PR

Jornalista responsável MTB/1046

Fone: 41-9625-4294

https://morozcomunicacao.com.br/

Twitter: @MoroZAssessoria

E-mail:  antoniomoroz@yahoo.com.br