Crédito: Divulgação
Perfil do SEGS no Twitter
Ferramenta prática, simples e de longo alcance, o Twitter surgiu em 2006, mas ganhou força mesmo a partir do final de 2008, quando se popularizou e virou febre na internet. Por ele o usuário é capaz de enviar mensagens de até 140 caracteres a seus ‘seguidores’, forma como são chamados os outros usuários conectados a um perfil. O Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) também é adepto do Twitter, já que a troca de informações e experiências, um dos pilares do programa pode ser potencializada através do microblog.
Atualizado pelo Departamento de Planejamento da CNC (Deplan), o perfil @programa_segs divulga informações como datas de eventos e atividades do SEGS nos sindicatos filiados em todo o Brasil. “Ter contato em tempo real, integrado com redes sociais, é cada vez mais usual. A estratégia que o Deplan escolheu para utilizar o Twitter foi estabelecer um canal direto e participativo com multiplicadores e todos os envolvidos no programa, disseminando treinamentos, consultorias e outros temas afins”, afirmou Quênia Baptista, assistente técnica do Deplan, responsável pelo Twitter do SEGS.
Apesar da facilidade de disseminação de conteúdo, é preciso uma estratégia para se atingir os objetivos ao utilizar a ferramenta. “É uma ferramenta que traz grandes vantagens para o meio corporativo, mas requer planejamento, monitoramento e muita criatividade para se obter o retorno esperado”, disse Quênia.
Para Luciana Rivoli, da assessoria de comunicação da CNC, a ferramenta propicia uma comunicação mais estreita e direta entre os donos dos perfis e seus seguidores. “O Twitter é importante para a divulgação de ações e iniciativas das entidades, por sua natureza ágil e pela facilidade em se replicar conteúdos”, disse. “Além disso, os sindicatos têm um canal a mais para falar com o Deplan-CNC, podem tirar dúvidas com relação à aplicação dos critérios utilizados no programa, conhecer boas práticas adotadas por outros sindicatos e receber dicas sobre gestão que ajudarão no aprimoramento e desenvolvimento das ações”, concluiu Luciana.
O Twitter também é utilizado em diversas entidades do Sistema Comércio, devido a sua funcionalidade, como é o caso da Fecomércio Minas. “Optamos pela utilização das redes sociais como forma de divulgação por conhecer sua capacidade de atingir um grande número de pessoas e empresas em um curto espaço de tempo. E tendo em vista a versatilidade propiciada e a rapidez com a qual elas mudam suas próprias características”, explicou Etienne Egg, do Departamento de Comunicação e Marketing da Fecomércio Minas.
Presente na web desde julho de 2009, o perfil do SEGS no Twitter já conta com 307 seguidores (registrados até agosto de 2011).
Para acompanhar as atividades, é só acessar www.twitter.com/programa_segs.
Fonte: Agência CNC