Ministro alemão conhecerá trabalho do SENAI na área de energia

Brasília – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(SENAI) do Paraná receberá nesta segunda-feira, 12 de setembro, em Curitiba, a visita do ministro de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da República Federal da Alemanha, Dirk Niebel. Ele lidera a delegação de empresários, representantes do governo e do Parlamento Alemão, diretores da Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e do banco de fomento KfW.

A comitiva conhecerá a atuação do SENAI do Paraná na formação de trabalhadores e na transferência de tecnologias para indústria na área de eficiência energética. Segundo o analista de Desenvolvimento Industrial do SENAI, Marcello Coelho, os alemães também avaliarão os resultados do acordo com a GIZ. A parceria, assinada em 2009, prevê a troca de experiências e a cooperação na área de eficiência energética. O acordo inclui o aperfeiçoamento de técnicos do SENAI e a capacitação da instituição para prestação de serviços de consultoria.

“A cooperação permitiu a capacitação de 30 técnicos em eficiência energética e de gestores do SENAI em estruturação de serviços de consultoria tecnológica nessa área. Com isso, criamos a Rede SENAI de Energia que, entre os serviços, oferece diagnóstico de uso desse insumo. A visita da comitiva alemã reforçará a parceria e abrirá caminho para outros acordos”, prevê Coelho.

Além de conhecer como é feita a prestação de serviços às indústrias pelo SENAI, o ministro participará da cerimônia de entrega de certificados de gestores de energia a técnicos do SENAI. O certificado é conferido pela TÜV Rheinland, organismo certificador alemão reconhecido internacionalmente.

“Essa certificação faz parte das ações de capacitação realizadas pelo projeto Iniciativa SENAI de Eficiência Energética, executado em parceria com cooperação alemã”, informa o analista do SENAI. O selo da TÜV Rheinland ajudará a ampliar os serviços de consultoria tecnológica na área de eficiência energética, além de demonstrar que o SENAI conta com técnicos de padrão internacional.

“O gestor de energia é um profissional capacitado para ajudar as empresas a aproveitarem melhor esse recurso por meio da adoção de tecnologias mais modernas ou de criação de processos, visando o uso mais racional da energia”, explica Coelho.

Além do ministro alemão e autoridades que acompanham a comitiva, participarão da cerimônia de entrega dos certificados o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo da Rocha Loures, e o diretor do SENAI Paraná, João Barreto Lopes.

Fonte: Agência CNI