
Governador Beto Richa e o ministro federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da República Federal da Alemanha.Foto: José Gomercindo / AENotícias
“É interesse do nosso governo aprimorar as relações com a Alemanha e mostrar que o Paraná vive um novo ciclo de desenvolvimento industrial. Essa troca de conhecimento com os alemães é importante para a consolidação do uso de fontes sustentáveis e inovadoras de energia no Paraná”, disse o governador. Richa apresentou à comitiva programas da prefeitura de Curitiba na área ambiental. “Um planejamento ordenado contribuiu para a consolidação de Curitiba como referência em inovação na área ambiental”, disse ele.
O ministro alemão Dirk Niebel disse que diversas empresas alemãs estão instaladas no Paraná, que apontou como referência na produção energética.”É o início de uma conversa para a troca de conhecimentos. Temos bons projetos de energias renováveis que poderão ser úteis para a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas”, afirmou Niebel.
Ele destacou que a intenção é promover a cooperação global para a conscientização a respeito das mudanças climáticas e da necessidade de proteção e uso sustentável das florestas e da biodiversidade. O ministro apresentou ainda programas que o governo alemão tem apoiado no Paraná, como a qualificação profissional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O secretário de Estado do Planejamento, Cassio Taniguchi, acompanhou o encontro e afirmou que conversas dessa natureza fazem parte do esforço do governo estadual para atrair investimentos para o Paraná, por meio do programa Paraná Competitivo. “A Alemanha é uma grande nação que tem muito a contribuir em inovação e desenvolvimento industrial. Queremos que mais empresas alemãs venham para o Paraná”, destacou.
Integram a comitiva alemã o embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, e os deputados federais Dietmar Bartsch e Heinz Peter Haustein.