Dados dos hóspedes serão coletados e arquivados pelo MTur
A portaria n° 177, de 13 de setembro de 2011, do Ministério do Turismo (MTur), que institui o Sistema Nacional de Registro de Hospedagem (SNRHos), foi publicada no Diário Oficial da União em 16 de setembro. O sistema consiste em um cadastro online que irá armazenar os dados dos turistas que se instalarem em hotéis brasileiros para que se tenha um panorama geral do perfil dos turistas e do crescimento da hotelaria no País.
Cada meio de hospedagem deverá utilizar um software próprio de registro que faça a interligação entre o seu estabelecimento e o sistema online do Ministério do Turismo. O software ficará disponível para download no site www.hospedagem.turismo.gov.br, onde será possível também acessar o SNRHos, com um login e uma senha fornecidos pelo MTur (NR: Até a publicação desta matéria, o site informado pelo MTur ainda não estava no ar).
Na mesma portaria, também foi instituída a adoção e padronização da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH), que será a mesma para todos os meios de hospedagem e deverá trazer legendas em português e inglês. Outra novidade é a geração do Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH), que será expedido mensalmente pelo SNRHos e enviado ao Ministério do Turismo.
A criação da FNRH já havia sido anunciada na última reunião da Câmara Empresarial de Turismo (CET), realizada no dia 24 de agosto. Na ocasião, o coordenador da CET, Alexandre Sampaio, avaliou de forma positiva a criação da Ficha, lembrando que devem-se observar detalhes importantes com relação à segurança dos dados registrados.
Fonte: Agência CNC