Brasília – A área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) do Serviço Social da Indústria (SESI) foi mais uma vez reconhecida, desta vez internacionalmente. O vídeo Com prevenção é que se faz obteve o primeiro lugar na categoria filmes, durante o 8° Festival Internacional de Filmes e Multimídia, realizado em Istambul, Turquia.
O encontro contou com a presença de 140 países e cerca de 5400 participantes, representantes de empregadores, trabalhadores, empresas e profissionais da área de SST. O festival, que ocorre a cada três anos, é organizado pela Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA) junto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e este ano teve 2400 filmes participantes, dos quais 232 sobre SST.
O congresso, considerado o maior e mais importante da área, reconheceu pela primeira vez uma ação do SESI. Para o gerente-executivo de Saúde e Segurança no Trabalho do SESI, Fernando Coelho Neto, o prêmio valoriza o esforço da instituição.
“O investimento constante feito pelo SESI em SST foi coroado. Produzimos materiais educativos que visam o aprimoramento da indústria e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores”, disse o executivo. Os vencedores foram escolhidos por um grupo de jurados, selecionados entre profissionais de referência na área em todo o mundo.
O filme vencedor, Com prevenção é que se faz, foi produzido em 2009 pelo Departamento Nacional do SESI, em parceria com a Cinevídeo e Funiversa.
“Queremos sensibilizar empregadores e trabalhadores para que adotem as melhores práticas na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”, conta Coelho Neto. Segundo ele, novos materiais estão sendo produzidos para o próximo ano. “Em 28 de abril de 2012, lançaremos cem novos filmes sobre SST na construção civil”, antecipa.
Fonte: Agência Brasil