O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), lançou um curso um curso de capacitação empresarial em gestão da inovação. O anúncio foi feito na quarta-feira (21), durante a cerimônia de abertura da Top Innovation 2011 – Feira de Gestão da Inovação, realizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).
O curso será ministrado no Tecpar por mestres e técnicos das duas instituições (sempre às sextas-feiras, entre os dias 7 de outubro e 9 de dezembro). O objetivo é capacitar empresários nos diferentes temas que compõem a implantação de um processo contínuo e sistemático de gestão da inovação para a competitividade nas empresas.
Fonte: Agência Brasil
De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, a finalidade da parceria é incentivar a adoção da cultura da inovação nas empresas paranaenses, melhorando sua competitividade. “Este curso será o primeiro produto ofertado ao mercado pelo recém-criado Tecpar Educação em conjunto com um antigo parceiro nosso, inclusive em outras áreas, que é a UTFPR”, disse.
“As exposições contarão com slides e haverá dinâmicas para a apresentação de conceitos básicos, exemplos, casos de sucesso e métodos e técnicas aplicáveis de imediato no cotidiano das empresas”, explicou o professor Hélio Gomes de Carvalho, do Núcleo de Gestão de Tecnologia e Inovação da UTFPR.
O curso integra o Programa de Capacitação em Gestão da Inovação do projeto nacional UTFinova, executado pelas universidades federais brasileiras com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail apires@tecpar.br ou pelo telefone (41) 3316-3142.
PROGRAMAÇÃO – O curso terá carga horária total de 80 horas, sempre às sextas-feiras, das 14h às 17h30 e das 18h às 21h30. Os temas abordados serão: gestão da inovação (8h), 7/10; geração e seleção de ideias (8h), 14/10; instrumento de políticas de C, T & I (8h), 21/10; redes e alianças estratégicas (8h), 28/10; elaboração e gerenciamento de projetos de PD&I – noções básicas (8h), 4/11; gestão financeira e de riscos em inovações (8h), 11/11; metrologia, normalização e conformidade (8h), 18/11; gestão do conhecimento na MPE (8h), 25/11; propriedade intelectual (8h), 2/12; inovação, sustentabilidade e responsabilidade social (8h), 9/12.
Fonte: AENotícias