Crédito: CNC-PV
Sistema CNC-SESC-SENAC: ações na área de turismo há mais de 60 anos
A forte vocação turística do Brasil ultrapassa o famoso espírito acolhedor de seus habitantes: está expressa em números. Maior país da América Latina e quinto do mundo em extensão territorial, o País é o principal destino do mercado turístico internacional na América do Sul, ocupa o segundo lugar na América Latina em fluxo de turistas internacionais e, no turismo doméstico, contabiliza mais de 50 milhões de viagens anualmente. Segundo a WTTC, a atividade turística deverá representar 3,6% do PIB brasileiro em 2011. Os milhões de empresários que atendem a este intenso fluxo de turistas, atuando nas mais de 50 atividades de negócios que compõem a atividade turística, contam com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para garantir o ambiente mais favorável para a sustentabilidade de seus negócios.
Fundada em 1945, a entidade representa os direitos e interesses de cerca de 4,5 milhões de empreendedores do comércio de bens, de serviços e de turismo de todo o Brasil – uma força que gera 25 milhões de empregos diretos e movimenta 22% do Produto Interno Bruto do Brasil (PIB). Somente na área de turismo, as atividades representadas pela CNC deverão empregar, em 2011, cerca de 2,8 milhões de pessoas.
A CNC também é responsável pelo Sesc e pelo Senac, um dos maiores sistemas de desenvolvimento social e qualificação profissional do mundo, que atende, a cada ano, a mais de 25 milhões de brasileiros – e, no setor de turismo, possui iniciativas relevantes tanto na qualificação de trabalhadores, como, por exemplo, o programa Senac na Copa, quanto na viabilização do turismo social e em atividades de lazer em diversas regiões do País.
Juntos, CNC, SESC e Senac formam o Sistema Comércio, um dos principais parceiros do Ministério do Turismo em ações e projetos para o setor.
Veja a publicação “Onde tem turismo, tem CNC-SESC-SENAC“, sobre a atuação das entidades no turismo.
Uma das mais expressivas representações empresariais do País, o Sistema CNC-SESC-SENAC é integralmente mantido pela classe empresarial terciária, sem quaisquer ônus para os empregados do setor ou para os cofres públicos. Desta forma, contribui para o desenvolvimento sustentável do turismo e do Brasil.
As entidades também são parceiras de outros órgãos governamentais, como a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados e a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, em iniciativas de promoção da atividade turística, como o Congresso Brasileiro da Atividade Turística (CBratur). O evento, realizado anualmente há 12 anos, reúne governo, Legislativo e sociedade em debates sobre políticas públicas vigentes, regulamentações, práticas e potencialidades da atividade turística como vetor de crescimento econômico e de melhoria das condições de vida da população.
Representação institucional
Além de contar com uma federação específica para o turismo, a Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), para melhor atender as demandas dos empresários, a CNC criou a Câmara Empresarial de Turismo (CET), um órgão consultivo composto pelas 20 maiores entidades não-sindicais do setor. As suas atividades complementam os debates realizados peloConselho de Turismo da entidade, que, criado em 1955, é hoje integrado por especialistas dos diversos campos da atividade, que se reúnem periodicamente na CNC do Rio de Janeiro. Em ambos, os membros encontram um espaço de diálogo permanente, contribuindo para a reflexão e a busca de soluções em suas áreas de atuação.
Na área legislativa, a Confederação acompanha a tramitação de todos os projetos de lei relativos ao setor.
Lei Geral do Turismo
A CNC também foi peça importante na redação e aprovação da Lei Geral do Turismo, sancionada em setembro de 2008 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Criada para regulamentar o funcionamento e as atividades de prestadores de serviços turísticos, a Lei instituiu a Política Nacional do Turismo, regida pelo Plano Nacional de Turismo, e tornou-se um importante vetor de desenvolvimento do turismo no Brasil, formalizando o mercado, estabelecendo tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas e facilitando o acesso a linhas de financiamento – em resumo, criando um ambiente mais seguro para o setor do turismo.
Preservação ambiental
O Sistema Comércio também realiza ações direcionadas ao desenvolvimento do Ecoturismo – turismo consciente do potencial de conservação dos recursos naturais. Um dos exemplos é a Estância Ecológica SESC Pantanal, iniciativa coordenada pelo Departamento Nacional do SESC que está situada nos municípios mato-grossenses de Poconé e Barão de Melgaço. Além de ser um importante centro turístico, a unidade participa da política nacional de preservação da biodiversidade e atua com foco no desenvolvimento social sustentável da região, desenvolvendo ações com a população da região, com a comunidade indígena, pesquisadores, universidades, institutos de pesquisas e organizações não governamentais.
Senac
Presente em mais de 2,9 mil municípios de todo o território nacional, o Senac, com suas 573 unidades operativas, 73 carretas-escola e uma balsa-escola, é referência em educação profissional para as diversas atividades demandadas pelo setor do comércio de bens, serviços e turismo, em cursos presenciais ou a distância.
Em 2010, de acordo com o Relatório de Atividades da entidade, foram realizados 2,01 milhões de atendimentos, que resultaram de 1,15 milhão de matrículas, 849 mil atendimentos diversos, como os realizados em exposições, palestras e seminários, entre outros, e do encaminhamento de 17,7 mil egressos ao mercado de trabalho. Do total, 1,11 milhão de atendimentos foram gratuitos.
Na área de turismo, além de participar dos principais eventos da área realizados no País, a entidade integra, junto com a CNC, o Conselho Nacional de Turismo, órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo na formulação e aplicação da Política Nacional de Turismo e de planos, programas, projetos e atividades afins. E, com vistas à qualificação de profissionais para trabalhar na Copa do Mundo de 2014, o Senac desenvolve, desde 2010, o Programa Senac na Copa, que vai preparar cerca de 1 milhão de trabalhadores para atuar nas diversas áreas relacionadas ao setor.
SESC
Entidade do Sistema Comércio voltada para o bem-estar social, o SESC criou, além de atividades e projetos nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer, a maior rede de Turismo Social do País, composta por 42 meios de hospedagem e mais de 137 pontos de atendimento em todo o território nacional.
Para o SESC, turismo pressupõe a realização plena das potencialidades de cada pessoa, e, portanto, a entidade prima por conjugar objetivos sociais e educativos integrados à preservação e promoção dos patrimônios ecológico e cultural brasileiros.
Estâncias ecológicas
Localizada no Mato Grosso, Estância Ecológica SESC Pantanal preserva um bioma de valor natural incalculável oferecendo a seus visitantes educação ambiental, ecoturismo e lazer. Sua principal unidade de atuação é a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com 106 mil hectares, a maior do país. O Hotel SESC Porto Cercado segue padrões ecológicos internacionais de hotelaria sustentável como: utilização de energia solar, redução de ruídos, coleta seletiva de lixo e reciclagem de resíduos sólidos.
Em Roraima, no município de Amajari, há outra RPPN do SESC, a Estância Ecológica de Tepequém, com 55 hectares.
Já em São Luiz no Maranhão, o Hotel SESC Olho d’Água destaca-se por seus projetos de redução de consumo de energia e água, tratamento de efluentes, controle de ruídos, coleta seletiva e reciclagem do lixo.
Outro programa de educação ambiental da instituição é o Arte Vida Verde, em Santa Catarina, que desenvolve no SESC Pousada Rural, entre outras ações, a compostagem, um processo que transforma sobras de alimentos em composto para uso em hortas e estufas.
Fonte: Agência CNC