Compagas completa 13 anos com a infraestrutura do gás canalizado

Compagas firma-se como uma das principais distribuidoras de gás natural do país

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) completou, em 1º de outubro, 13 anos de operação com muitos dados a comemorar. São mais de 10,7 mil clientes dos segmentos residencial, industrial, comercial, veicular, matéria-prima, cogeração, geração de energia e gás natural comprido que, juntos, consomem perto de 1,1 milhão de m³/dia de gás natural. Com 559 km de rede de distribuição, a empresa chega a 12 municípios do Paraná (sete deles com rede e atende cinco com gás natural comprimido). Em 1º de outubro de 2010, eram 530 km de rede e nove municípios atendidos. “E estamos trabalhando para levar o gás natural a mais municípios de mais regiões do Paraná, para garantir que os benefícios dessa infraestrutura cheguem a cada vez mais pessoas”, afirma o diretor presidente da distribuidora, Luciano Pizzatto.

Além de crescer em atuação no estado, a Compagas também apresenta bons números se comparada às demais 26 distribuidoras de gás natural do Brasil. Em volume total comercializado, é a 10ª colocada na média anual, considerando o período entre janeiro e agosto, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Natural (Abegás).

Na comparação por segmentos contando o último dado disponível, de agosto, fica entre as principais em volume quando se trata do gás para uso em residências e comércios. No segmento comercial, a Compagas vendeu, em agosto, 14,3 mil m³/dia e ficou em 6º lugar em volume. Já, no segmento residencial, a Compagas, com um média de 11,8 mil m³/dia, ocupa a quarta posição, atrás apenas da Comgás e da Ceg, de São Paulo e Rio de Janeiro, que possuem mais de 100 anos de tradição em gás canalizado, e da Gás Natural Fenosa, que comercializa o gás natural em São Paulo, onde já há tradição no uso do combustível nas casas. Em número total de clientes de todos os segmentos, a Compagas é a 6ª colocada entre todas as distribuidoras do país.

Aniversário – Tudo começou em 1º de outubro de 1998, quando o primeiro cliente, a Peróxidos do Brasil, localizada na cidade industrial de Curitiba (CIC) iniciou o consumo do gás canalizado vindo da refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária. Todos os clientes (na época apenas indústrias) utilizaram o gás de refinaria até o ano 2000, quando a Compagas foi a primeira distribuidora da região sul a disponibilizar aos seus clientes o gás natural vindo do gasoduto Bolívia-Brasil. Após a vinda do gás natural é que a Compagas passou a levar o combustível a outros segmentos (industrial, comercial, veicular, cogeração, geração de energia, matéria-prima, residencial e GNC).

Fonte: Assessoria de Imprensa Compagas