Curitiba tem várias conquistas para comemorar nesta quarta-feira, 5 de outubro, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A cidade que, juntamente com a Região Metropolitana, registra a menor taxa de desemprego do Brasil e tem nos micro e pequenos empresários a base para garantir índices de pleno emprego (inferiores a 5%). Entre as capitais, Curitiba segue com menor percentual de desemprego do país, com apenas 3,5%.“Os micro e pequenos empresários geram inúmeras vagas de empregos na cidade, por isso temos que dar suporte nas áreas de gestão e ajudar esses empreendedores a se consolidar no mercado”, afirma o prefeito Luciano Ducci.
Das 145 mil empresas formais de Curitiba, 99,4% são micro e pequenas empresas. De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no mês de setembro foi de 4,1%.
Em agosto, Curitiba registrou o melhor mês de 2011 na geração de empregos formais. O crescimento na abertura de novos postos de trabalho com carteira assinada na cidade foi de 0,71%, muito superior à taxa nacional de crescimento que ficou em 0,51%.
Suporte
A Prefeitura de Curitiba investe na capacitação, no fomento ao empreendedorismo e no suporte aos empresários para garantir a geração de emprego e renda e o desenvolvimento econômico. Por intermédio da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A é dada atenção especial aos micro e pequenos empreendedores com programas como o Bom Negócio e o Profissão Empresário. De forma gratuita, os programas preparam os empreendedores para formalizar e consolidar suas empresas com informações sobre gestão, marketing e consultoria empresarial.
“A importância de programas como o Bom Negócio e o Profissão Empresário está em dar noções de gestão, marketing e finanças a esses empreendedores. No Bom Negócio os empresários estudam em cima das próprias experiências. Quando acaba o curso a Agência Curitiba continua prestando consultoria aos empreendedores”, disse o presidente da Agência Curitiba, Gilberto José de Camargo.
Empreendedores
O programa Bom Negócio já formou 11.600 empreendedores formais e não formais desde 2005. O programa é itinerante e já passou por 386 comunidades, em 65 bairros diferentes da cidade desde sua implantação. O Bom Negócio oferece capacitação gratuita em gestão empresarial para pessoas que querem abrir uma pequena empresa ou para aquelas que já têm um negócio e precisam se atualizar. O programa tem duração de 21 dias e é dividido em cinco módulos: Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica.
O objetivo do Bom Negócio é promover o desenvolvimento econômico local orientando empreendedores na condução de seus negócios. No final da etapa de capacitação, os empreendedores têm acesso aos serviços de consultoria e acompanhamento de especialistas oferecidos pela Agência Curitiba em parceria com a Faculdade SPEI.
Profissão Empresário
O programa Profissão Empresário, também coordenado pela Agência Curitiba em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), também ajuda os empreendedores individuais, microempresas, e empresas de pequeno porte.
O Profissão Empresário faz a abertura das microempresas, de forma gratuita. Os serviços são prestados nas ruas da cidadania do Pinheirinho, Fazendinha, Boqueirão, CIC, Boa Vista, Cajuru e Santa Felicidade.
Além da abertura das microempresas, o programa presta consultorias aos microempreendedores. O programa já fez mais de 73 mil atendimentos e constituiu mais de 3 mil empresas desde a sua implantação. Neste ano de 2011, até o mês de julho, foram feitos aproximadamente 8.500 atendimentos nas ruas da cidadania.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMC