Brasília – A nova redução em meio ponto percentual da taxa Selic mantém a coerência do Banco Central. A decisão do Copom é acertada e vem em linha com as preocupações crescentes sobre o agravamento da crise econômica mundial e seus efeitos na expansão da economia brasileira, avaliou a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Na visão da CNI, a deterioração do cenário mundial justifica essas preocupações. As dificuldades da economia americana em sustentar sua recuperação e a crise fiscal na Europa podem se transmitir à economia doméstica por diversos canais, como a redução da corrente de comércio e do fluxo de investimentos, condições de crédito mais restritivas e piora na confiança de consumidores e empresários, diagnostica a entidade.
Segundo a CNI, essa situação já começa a provocar uma desaceleração da economia brasileira e terminará por se refletir no cenário inflacionário, não se justificando a manutenção de uma política monetária restritiva.
Adverte a entidade, contudo, que não se pode deixar de acompanhar o cenário inflacionário e o compromisso com a meta de inflação para 2012. Dessa forma, espera uma atuação mais forte da política fiscal, pelo controle estrito da expansão dos gastos públicos. Essa é a forma de coordenar as políticas macroeconômicas para manutenção do crescimento em um quadro de baixa inflação, concluiu a CNI.
Fonte: Agência CNI