Fórum da federação paranaense discute internet gratuita

Curitiba – A 1ª rodada de Fóruns Regionais de Cidades Digitais, iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) , começa nesta sexta-feira, 21 de outubro, a partir das 13h30, abrangendo Curitiba e municípios da Região Metropolitana. A finalidade do evento é estimular o surgimento de localidades que ofereçam sinal gratuito de internet à população.

Em 25 de outubro o Fórum de Cidades Digitais ocorrerá em Tibagi e compreenderá as localidades que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). De acordo com o coordenador da Rede de Participação Política, José Marinho, os fóruns regionais têm por finalidade aprofundar as discussões entre prefeitos e participantes para subsidiar o planejamento e implantação da internet gratuita em seus municípios.

O encontro reunirá os municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC). Segundo o coordenador da ASSOMEC, Edison Lara, a principal contribuição da instituição é o estímulo à participação do poder público. “A ASSOMEC está mostrando aos prefeitos a importância da participação no evento. O fórum poderá esclarecer as dúvidas sobre o assunto”, disse.

O fórum regional de Curitiba também tem o apoio da Coordenadoria das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Sudoeste do Paraná (Caciaspar). Arthur Passos, vice-presidente jurídico da organização, se disse entusiasmado com o tema Cidade Digital. “Atualmente quem não tem acesso à internet fica à margem de muitas informações”, disse.

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), assim como a Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná (ACAMPAR) e a Secretaria Municipal para Assuntos Metropolitanos (SMAM), também são parceiras da iniciativa. O superintendente da FACIAP, Márcio Vieira, destacou a importância da inclusão digital para que se “crie um ambiente mais competitivo para as pequenas e médias indústrias”. “Falar de Cidade Digital é falar também de inclusão produtiva, dar condições para que os empreendedores ou aqueles que desejam tornar-se um tenham uma ferramenta que possibilite ampliar o seu negócio, tendo acesso à informação, ao mercado globalizado, podendo divulgar e comercializar seus produtos.

Isso gera renda e permite a manutenção de empregos no âmbito local. Nosso grande desafio é a convergência de ações para incluir as pessoas nesse cenário globalizado”, diz Vieira.

O SURGIMENTO DOS FÓRUNS – Os eventos são desdobramentos do 3º Congresso da Rede de Participação Política, realizado em 14 de setembro, em Curitiba, que reuniu cerca de 300 pessoas, entre prefeitos, vereadores, academia, empresários e representantes de prefeituras. O Congresso também trouxe à Curitiba a secretária de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, o diretor geral da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu), Jamil Abdanur, além de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Atualmente, o Paraná tem cerca de 20 municípios com acesso gratuito à internet.

As inscrições gratuitas para os eventos promovidos pela Rede de Participação Política podem ser feitas em Fóruns Regionais Cidades Digitais.

Fonte: Agência CNI