Federação do Paraná recebe governador e empresários de Baden-Württemberg

Curitiba – A Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) recebe em 16 de novembro, em Curitiba, o governador do Estado de Baden-Württemberg, na Alemanha, Winfried Kretschmann, e uma comitiva de 130 pessoas entre secretários estaduais, empresários, dirigentes de entidades de diversos setores industriais, economistas, parlamentares, jornalistas e representantes de universidades.

Os alemães querem conhecer o desenvolvimento do Paraná e se aproximar dos empresários locais para reforçar uma parceria voltada para transferência de conhecimento e tecnologia firmada há 20 anos com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Paraná (SENAI/PR).

Antes de desembarcar no Brasil, a delegação irá à Argentina. Em Curitiba, eles conhecerão as iniciativas do Sistema FIEP para o setor produtivo e reforçarão o acordo de transferência de conhecimento e tecnologia com o SENAI/PR.

Entre os membros da delegação figura a secretária de Ciência e Pesquisa, Theresia Bauer, A comitiva será recebida pelo presidente da FIEP, Edson Campagnolo, na sede da instituição, onde serão apresentados os perfis do Paraná e do estado de Baden-Württemberg.

Na parte da tarde, o grupo político da delegação será recebido pelo governador Beto Richa, no Palácio das Araucárias. Outros membros da delegação visitarão a unidade SESI/SENAI CIC, onde o SENAI/PR mantém laboratórios de meio ambiente, uma das principais áreas da parceria com Baden-Wüttemberg.

A parceria entre o Sistema FIEP e a Alemanha abrange diversas áreas de conhecimento, negócios e regiões do país europeu. O estado de Baden-Württemberg é pioneiro na relação alemã com a FIEP, que teve início em 1991 para a troca de experiências e conhecimentos em tecnologia e educação profissional.

“A Alemanha apresenta muitas oportunidades de intercâmbio e transferência de tecnologia, possibilidade da realização de estágios para os técnicos e docentes do SENAI PR e aproximação com grandes indústrias”, disse o diretor regional do SENAI/PR, Marco Secco.

ENCONTRO ECONÔMICO – A delegação alemã também quer fortalecer o relacionamento com os empresários paranaenses em áreas como economia, educação, meio ambiente, finanças, eficiência energética, engenharia mecânica, metalurgia, logística, eletrônica, automobilista, tecnologia de comunicação e informação, cosméticos, empresas de consultoria, têxtil, bens de consumo e construção civil e arquitetura.

A aproximação entre os empresários do Paraná e de Baden-Württemberg tem, ainda, o objetivo de trocar informações de mercado entre os dois estados. Para isso, a FIEP reunirá líderes sindicais e representantes dos setores de maior destaque na economia local para uma rodada de negócios, o Encontro Econômico, que será realizada no Centro Integrado de Empresários e Trabaqlhadores do Estado do Paraná (Cietep).

Baden-Württemberg é um dos mais importantes centros econômicos da Europa e faz fronteira com a França, a Áustria e a Suíça. Sua infraestrutura possibilita acesso aos principais mercados da União Europeia, com mais de 500 milhões de consumidores. O estado é sede de grandes empresas, como Mercedes Benz, Bosch, SAP e Porsche.

Em 2010, as empresas de Baden-Württemberg faturaram 362 bilhões de Euros, quantia maior do que o PIB de países como Bélgica, Áustria ou Suécia. O estado é o número um em inovação na União Europeia devido à aplicação de 4,8% de seu PIB para pesquisa. Um dos mais importantes centros de pesquisa tecnológica da Europa, o Instituto Fraunhofer, está sediado em Sttutgart, capital do estado. Recentemente, a FIEP assinou um acordo de transferência de tecnologia com este instituto, interessado em negócios com empresas do Paraná em biotecnologia.

Fonte: Agência CNI