Inovação eleva competitividade de micro e pequenas empresas nos Campos Gerais

Projeto Agentes Locais de Inovação gera resultados positivos para empresas do setor de turismo nos municípios de Carambeí, Castro, Ponta Grossa e Palmeira

Fechamento de parcerias, implementação de ações de marketing em rede, ajustes em pesquisa de satisfação, abertura de canais para diálogo com clientes, reformulação de logomarca e aumento de faturamento e do número de clientes atendidos foram alguns resultados que a Xetá Experiências ao Ar Livre obteve, ao implementar as ações sugeridas pelo Projeto Agentes Locais de Inovação. O empreendimento localiza-se em Ponta Grossa e atua na região dos Campos Gerais do Paraná com atividades de ecoturismo, turismo de aventura, ecovivências e ginástica laboral.

Raphael Marcondes, um dos quatro sócios da Xetá, aderiu à proposta, uma iniciativa do Sebrae, em outubro de 2010 e relatou seu caso de sucesso a outros empresários do setor de turismo, nesta semana, durante o Workshop de Inovação, promovido pelo Sebrae/PR em Ponta Grossa.

A Xetá e cerca de outras 65 empresas recebem gratuitamente o acompanhamento do agente local de inovação, Rodrigo de Barros, que atende empresas do setor nos municípios de Ponta Grossa, Carambeí e Castro. O agente local, treinado e capacitado pelo Sebrae/PR e Fundação Araucária, realiza visitas às empresas, faz um diagnóstico, levanta os problemas e apresenta soluções voltadas à inovação. As ações indicadas são previamente avaliadas e aprovadas pelos empresários e depois reunidas em um plano de trabalho específico.

“Nossa empresa carecia de foco em vendas, então fizemos um plano de trabalho que incluiu parcerias com hotéis, agências, parques e uma cooperativa de turismo. Melhoramos nossas ferramentas de gestão de clientes e de finanças. Com isso, nosso lucro aumentou 279%, comparado com a média nos últimos 13 meses, antes de aderirmos ao Projeto, e o movimento do público cresceu 269%”, contou Raphael Marcondes.

As inovações na Xetá não devem parar tão cedo.  De acordo com Raphael Marcondes, a decisão de possibilitar que o cliente escolha os itens do pacote de serviços foi estratégica e teve impacto importante nos bons resultados. “Agora, estudamos a possibilidade de vender espaços publicitários nos equipamentos utilizados para prática de esportes, como botes e capacetes. Recentemente, fechamos uma parceria com a Pousada Rancho da Guaiaca para ofertar aos clientes um day use na propriedade.”

Núcleo de turismo

Outro caso de sucesso mostrado no encontro foi a intervenção do agente local de inovação para a formação do Núcleo de Turismo de Carambeí. Suellen Pavanello, turismóloga da Prefeitura, relatou que a união de 11 empresários possibilitou a realização de capacitações, visitas técnicas para busca de conhecimento e a melhoria da divulgação das atrações do município.

“O trabalho do agente fortaleceu o setor. Agora, contamos com o apoio do Projeto para a elaboração do planejamento estratégico do Núcleo, capacitações diversas e a formatação de um produto turístico baseado na cooperação. Em pouco tempo, percebemos mudanças positivas e constantes nos estabelecimentos integrantes. Percebo que os empresários aprenderam a trabalhar de forma integrada”, assinalou Suellen Pavanello.

Olavio Schoenau, consultor do Sebrae/PR e gestor estadual do Projeto Agentes Locais de Inovação, conta que o desafio da entidade é popularizar a prática de inovação dentro das micro e pequenas empresas. “Inovação é uma função gerencial, administrativa e financeira que impacta diretamente na capacidade da empresa competir. Quem dita as inovações é o mercado, por isso, antes de qualquer mudança é preciso consultá-lo. O papel do agente é mostrar que é possível inovar nas empresas.”

A consultora do Sebrae/PR e gestora de projetos de Turismo, Nádia Terumi Joboji, comenta que o trabalho do agente local de inovação agrega forças para consolidar os Campos Gerais como destino turístico, pois fomenta as empresas a se tornarem mais competitivas, com a prática da gestão da inovação. “O Projeto Agentes Locais de Inovação está alinhado com a estratégia de desenvolvimento do setor de turismo na região, e envolve todos os parceiros. Nesse caso, o agente tem contribuído tanto para o desenvolvimento individual, quanto para o coletivo. A intenção é que em 2012 o Projeto continue e beneficie novos empresários na região”, almeja.

Competitividade

Durante o Workshop de Inovação, o consultor do Sebrae/PR, Aloísio Cerqueira, comentou sobre a importância da inovação como fator de competitividade para as micro e pequenas empresas do setor de Turismo. O especialista esclareceu conceitos e levou os participantes a refletirem sobre a visão de futuro. “A inovação é entendida como a mudança que gera lucro para as empresas. Turismo tem tudo a ver com vocação, identidade e cooperação. A liderança tem um papel fundamental na implementação da inovação nas empresas, pois trata-se de um trabalho coletivo.”

Ao encerrar sua apresentação, o consultor recomendou uma espécie de receita de inovação empresarial. “Sejam pacientes, tolerem conflitos de ideias. Todos podem ser mais criativos. Primeiro, é preciso observar, depois, pensar e só então, continuar”, orientou Aloísio Cerqueira.

Como começar

Yure Lobo, consultor sênior do Projeto Agentes Locais de Inovação, deixou cinco dicas para o início da prática da inovação nas empresas. “Gestão da inovação é uma ferramenta útil, mas que só será valiosa se for praticada. É preciso reconhecer que os colaboradores de sua empresa podem contribuir na gestão da inovação”, aconselhou.

1. Definir quanto tempo, por semana ou mês, pode dedicar para cuidar do plano de ação de inovação.
2. Determinar um cronograma de atividades.
3. Definir prazos, responsabilidades e qual área empresarial “atacar” primeiro.
4. Analisar e elencar ações de melhoria.
5. Registrar resultados.

O Projeto Agentes Locais de Inovação é uma iniciativa do Sebrae Nacional, executada no Paraná pelo Sebrae/PR e Fundação Araucária (Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior). No Paraná, entre 2011 e 2012, a previsão é de que 1.250 micro e pequenos negócios recebam o atendimento dos 25 agentes locais que atuam em todo o Estado. A próxima edição do Projeto no Estado terá início no segundo semestre de 2012. A previsão é de na nova etapa 60 agentes locais de inovação atuem em oito setores.

Fonte: ASN/Sebrae/PR