Com a realização do Mundial e o aumento do fluxo de visitantes estrangeiros, Sebrae e entidades parceiras lançam Projeto Taxista Nota 10; iniciativa prevê levar informações sobre gestão empresarial e oferecer capacitação em inglês e espanhol
O Sebrae firmou uma parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e lançou, nesta semana, o Projeto Taxista Nota 10. A iniciativa visa preparar taxistas de todo o Brasil a aproveitarem o aumento do fluxo de turistas que vão visitar o País na Copa do Mundo, em 2014. O objetivo é contribuir com a formação dos profissionais que serão impactados diretamente com a realização do Mundial.
O Projeto prevê ações de capacitação em inglês e espanhol, para que os taxistas se comuniquem com os visitantes estrangeiros, sendo capazes de esclarecer dúvidas e passar informações sobre a cidade e seus pontos turísticos. O vocabulário foi personalizado, adaptado à linguagem e ao dia a dia do taxista.
Na área de gestão empresarial, os participantes vão receber o Jornal Taxista Nota 10. A publicação, dividida em 15 edições, terá periodicidade mensal, na versão imprensa e eletrônica. Com um conteúdo divertido, leve e agradável, os taxistas poderão acompanhar assuntos como empreendedorismo, turismo e hospitalidade, gestão financeira, administração do tempo, marketing pessoal, legislação, direção defensiva, condução econômica e primeiros socorros.
Para o gerente da Unidade de Desenvolvimento de Soluções do Sebrae/PR, Rainer Junges, os taxistas devem avaliar a Copa do Mundo como uma oportunidade de mercado. “O taxista tem que estar preparado para esse momento e, principalmente, enxergar o táxi como uma empresa. Para isso, ele precisa buscar profissionalização para administrar seu empreendimento e o projeto vai ajudá-lo nesse processo”, avalia Junges.
O consultor do Sebrae/PR, Erlon Labatut de Oliveira, explica que cada Jornal do Taxista trará um selo e, ao final das 15 edições da publicação, o participante do Projeto poderá fazer a troca dos selos por um adesivo ‘Taxista Nota 10’. “Em muitos países os turistas são acostumados a serem atendidos de uma maneira personalizada. Assim, se gostarem do atendimento oferecido em Curitiba, eles poderão voltar em outras ocasiões. Isso deixa um legado para o setor do turismo”, observa o consultor do Sebrae/PR.
Para trocar os 15 selos pelo adesivo Taxista Nota 10, os participantes deverão procurar as unidades do SEST/SENAT. Essa identificação será mais um diferencial para atuação no mercado de trabalho.
Como participar
As inscrições nos cursos de línguas estrangeiras poderão ser feitas gratuitamente no telefone 0800 728 2891 ou nas unidades do SEST/SENAT. A lista com os endereços está disponível nowww.sestsenat.org.br. Para receber Jornal Taxista Nota 10, os interessados devem entrar em contato com o Sebrae/PR, no 0800 570 0800.
Os inscritos receberão material didático composto de caderno do aluno, caderno de exercícios, caderno de autoavaliações e CD de áudio. O curso terá duração de um ano, a contar do início de cada turma. O certificado de conclusão será enviado pelos Correios, após uma avaliação escrita, agendada e realizada na unidade do SEST ou do SENAT mais próxima da residência do taxista. (Com a Agência Sebrae de Notícias Nacional)
Fonte: ASN/ Sebrae/PR