No próximo dia 16 de janeiro entrará em funcionamento o BC Correio, novo sistema de troca de informações entre o Banco Central e a comunidade usuária do Sisbacen. A nova ferramenta substituirá o sistema Correio Eletrônico – PMSG, do Sisbacen.
De acordo com o Banco Central, o objetivo é fazer uma atualização tecnológica do sistema e facilitar o acesso, principalmente via internet.
Todas as mensagens e normativos que transitam hoje pelo PMSG serão veiculados pelo novo sistema. A mudança acarretará modificações na sistemática de ressarcimento de custos, que passará a ser calculado, no novo BC Correio, por serviço utilizado – listagem, leitura, cancelamento e operações diversas com mensagens.
Com a adoção do novo modelo de rateio, as instituições usuárias saberão quanto estão gastando com o uso do sistema e o custo de cada serviço proporcionado pelo BC Correio. Com isso, poderá haver aumento da eficiência na sua utilização e, em consequência, redução nos custos de utilização do sistema.
Sobre as novas regras para o ressarcimento dos custos pelo uso do Sisbacen, o Banco Central divulgou a Circular 3564/2011<https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?method=detalharNormativo&N=111078530>.
Brasília, 16 de novembro de 2011
Banco Central do Brasil
Assessoria de Imprensa