Delegação que visitou a unidade faz parte da comitiva de 130 pessoas que está no Estado para reforçar parcerias com o Senai Paraná
Delegação politica, chefiada pelo secretário de desenvolvimento Peter Friedrich, visitou o laboratório de eficiência energética (Rogério Theodorovy)A unidade do Senai Paraná na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) recebeu quarta-feira (16) a visita do secretário de Desenvolvimento de Baden-Württemberg, Peter Friedrich, e de um grupo da comitiva daquele Estado alemão, que esteve no Paraná nesta semana. A comitiva, formada por 130 pessoas, veio ao Paraná para conhecer a economia do Estado, prospectar oportunidades de negócio e cooperação e reforçar convênio com o Senai-PR.
O grupo que visitou o Senai CIC foi recebido pelo diretor regional do Senai-PR, Marco Antonio Areias Secco; pelo gerente de Novas Tecnologias, Reinaldo Tockus, e pelo gerente Sesi/Senai CIC, Alaer Cardoso Junior.
O convênio para transferência de tecnologia e educação profissional entre o Senai-PR e Baden-Württemberg completa 20 anos em 2011. “É uma troca muito interessante, pois começou com uma pequena parceria, na área de madeira, e hoje temos um relacionamento empresarial e na área de formação acadêmica”, disse Peter Friedrich.
Para Marco Secco, o Paraná só tem a ganhar com a aliança. “A Alemanha propicia muitas oportunidades de intercâmbio e transferência de tecnologia, além da possibilidade da realização de estágios para nossos técnicos e docentes e aproximação com grandes indústrias trazendo resultados práticos para o nosso Estado”, destacou.
A comitiva alemã conheceu o trabalho realizado pelo Senai na área ambiental, principalmente os projetos com foco em gerenciamento de resíduos sólidos, eficiência energética e construções sustentáveis. A intenção do Senai é construir, em breve, na unidade da CIC, um escritório verde totalmente sustentável, que utilize tecnologia limpa e reaproveitamento da água, e produza a energia que será utilizada.
O grupo visitou também as instalações dos laboratórios de meio ambiente e de eficiência energética. Este último faz parte de uma parceria recente, firmada no final de maio pelo Senai, pelo diretor geral da empresa AMK, Eberhard Muller, e pelo vice-reitor da Universidade Tecnológica de Gabrovo, da Bulgáriauniversidade, Lyubomir Lazov.
Peter Friedrich manifestou-se impressionado com as instalações e elogiou o trabalho realizado pelo Senai na capacitação profissional. “Temos na Alemanha uma tradição centenária de capacitação e vemos que aqui no Senai o nível de educação é muito alto. Vemos com bons olhos o intercâmbio de profissionais e alunos entre os estados para a troca de experiências”, destacou.
Fonte: Agência FIEP