A Câmara de Vereadores de Curitiba aprovou nesta segunda-feira (21), em primeiro turno, a criação da Secretaria Municipal do Trânsito. O projeto precisa ser aprovado ainda nesta terça-feira, em segundo turno, para seguir à sanção do prefeito Luciano Ducci. A nova pasta assumirá as questões de gerenciamento e planejamento de trânsito com foco especial na mobilidade urbana.
O prefeito já escolheu o advogado Marcelo Araújo para comandar a pasta. “A criação da Secretaria faz parte do projeto de evolução na gestão do trânsito para fazer frente às demandas de Curitiba e Marcelo Araújo é um especialista na área”, disse Luciano Ducci.
“Curitiba recebe 1.140 carros novos por semana e tem a maior frota de veículos do País, proporcionalmente ao número de habitantes. Essa duas questões somam-se a um conjunto de necessidades, fatores e soluções que justificam a criação da secretaria exclusiva para o setor de transporte”, completou.
Gestão – Marcelo Araújo adiantou que somente um trabalho forte e organizado vai melhorar o trânsito de Curitiba, uma das primeiras cidades do Brasil a municipalizar o trânsito. “Agora estamos criando um órgão executivo para tratar do setor. Vamos aproveitar experiências positivas de outras cidades e as ações de Curitiba que deram certo, como o investimento na capacitação de agentes, que são muito bem preparados”, disse.
Os trabalhos de gestão, engenharia de tráfego, fiscalização e educação para o trânsito passam a ser gerenciados pela nova secretaria. A pasta vai ter o poder de fiscalizar, orientar e educar os motoristas e pedestres.
Sob a responsabilidade da nova pasta estarão as Jaris (juntas administrativas de recursos de infrações). No ano que vem entrará em operação no Anel Viário, o Sistema Integrado de Monitoramento que será gerido pela Secretaria de Trânsito.
Estrutura – Farão parte do sistema, o Controle de Tráfego em Área, circuito fechado de televisão, sistemas de operação de emergências, de controle do estacionamento regulamentado (EstaR), de fiscalização eletrônica e controle de infrações e de informações ao usuário, com o uso de painéis de mensagens variáveis.
Softwares avançados e modernos equipamentos trarão melhorias ao trânsito e ao transporte coletivo, aprimorando a mobilidade em toda a cidade e também nas vias de ligação com a Região Metropolitana.
A nova pasta terá quatro diretorias: Engenharia, Educação, Fiscalização e Informações, além da Superintendência e Gabinete do Secretário.
Fonte: Imprensa PMC