PEIC mostra que 59% das famílias possuem algum tipo de dívida
O percentual de famílias endividadas recuou 2,2 pontos no mês de novembro, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta terça-feira, 22 de novembro. Com a proximidade do Natal, o total de pessoas que declararam possuir alguma dívida ficou em 59%, contra 61,2% dos entrevistados em outubro.
“Após a sequência de quedas, o indicador recua também em relação a novembro de 2010, quando 59,8% das famílias haviam reportado possuir dívidas”, afirmou a economista da CNC, Marianne Hanson.
A PEIC aponta que o total de pessoas que afirmaram não ter condições de pagar suas dívidas também recuou, registrando 7,3% em novembro ante os 8,2% no mês anterior. Também apresentou queda o número de famílias com contas em atraso. Em outubro, 21,3% dos entrevistados afirmaram possuir alguma dívida em atraso. Esse número caiu para 20% em novembro.
A tendência de redução no nível de endividamento é observada desde o terceiro trimestre do ano. A evolução favorável do mercado de trabalho é um dos fatores que tem contribuído para a redução do número de famílias inadimplentes. “No entanto, fatores sazonais de início do próximo ano podem proporcionar uma reversão desse processo, já que os gastos extras no período aumentam a demanda por crédito e pressionam o orçamento das famílias”, concluiu Marianne.
Fonte: Ascom/ CNC – Crédito: Ascom-PV
