Parceria entre a federação paranaense e governo estadual beneficiará alunos da rede pública

Curitiba – O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e o governo estadual firmaram na última segunda-feira (21/11) um convênio de cooperação técnica pelo qual o Serviço Social da Indústria (SESI/PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/PR) levarão ações de educação profissional e desenvolvimento pessoal para 300 mil alunos da rede pública estadual.

Serão beneficiados alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e médio, participantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e alunos de escolas especiais.

A meta de alcançar 300 mil alunos é para o período de 2012 a 2014. Ao assinarem o convênio, em solenidade realizada no Palácio das Araucárias, o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, e o presidente do Sistema FIEP, Edson Campagnolo, definiram a parceria como um momento histórico para o Paraná.

“Muitas portas vão se abrir para os jovens a partir de hoje. É uma iniciativa forte, integrada e grandiosa. Os jovens paranaenses, bem como as pessoas que queiram buscar a qualificação, terão a oportunidade de acesso à educação de alta qualidade do SESI e SENAI”, afirmou Arns.

Campagnolo lembrou que a questão da qualificação profissional é premente no Brasil e no Paraná e que só serão possíveis as mudanças necessárias com a soma de esforços. “O convênio permitirá uma revolução na capacitação e educação profissional do Paraná. Dentro de pouco tempo será possível perceber a grandiosidade do que iniciamos hoje”, disse.

O setor industrial é responsável por um terço do PIB do Paraná e gera 800 mil empregos. Segundo Campagnolo, o trabalho conjunto entre SESI e SENAI e governo estadual possibilitará uma conexão mais forte dos jovens com as indústrias. “É importante que os jovens saibam que o trabalho na indústria não se resume ao chão de fábrica. Com conhecimento e formação, o profissional pode galgar novos postos, chegando até mesmo à alta direção”, afirmou.

O diretor regional do SENAI/PR, Marco Secco, e o diretor superintendente do SESI e do Instituto Euvaldo Lodi do Paraná (IEL/PR), José Antonio Fares, também assinaram o convênio. A solenidade teve a presença do secretário do Trabalho e Emprego, Luiz Cláudio Romanelli, de deputados estaduais, representantes de entidades da educação especial e do setor de educação.

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL – O convênio irá levar aos estudantes das escolas públicas uma série de programas de capacitação profissional e de desenvolvimento integral que abrangem cidadania, empreendedorismo, qualidade de vida, educação para o trabalho.

Um dos objetivos da parceria é ampliar a jornada escolar, com atividades de contraturno que gradualmente vão rumar para a educação em tempo integral.
Segundo Arns, além da questão da qualificação profissional o convênio contribuirá para o enfrentamento de outros desafios da educação formal. “Um deles é estimular os jovens a concluírem os ensinos fundamental e médio”, explicou. No Brasil, 35% dos jovens terminam o ensino médio, contra 90% da Coreia, por exemplo.

“Esse programa é um estímulo porque permitirá que o jovem faça o ensino médio e ao mesmo tempo se prepare para o mercado de trabalho”, disse Arns. Além disso, segundo ele, os alunos terão condições de fazer estágios nas indústrias e terão, ainda, no contraturno, atividades de cultura, empreendedorismo e novos conhecimentos.

Fonte: Agência CNI