Brasil sem Cigarro percorre capitais do País

Dráuzio Varella e Zeca Camargo estiveram na Escola SESC no dia 13 de novembro

Dráuzio Varella e Zeca Camargo estiveram na Escola SESC no dia 13 de novembro

A campanha Brasil sem Cigarro, uma parceria do SESC com a Rede Globo e o Instituto Nacional do Câncer (Inca), está percorrendo o País para promover a conscientização da população sobre os malefícios do cigarro à saúde. A Divisão de Promoção da Saúde e do Bem-Estar Social (Serbem) da CNC, apoia o projeto. O doutor Dráuzio Varella é personagem principal desta campanha. Desde 12 de novembro, o assunto é tratado em uma série especial no programa Fantástico.

Em 13 de novembro, a Escola SESC de Ensino Médio recebeu a caravana do Brasil sem Cigarro, atraindo visitantes interessados em parar de fumar. Além de Varella, o apresentador do Fantástico, Zeca Camargo, também esteve na Escola. “É muito importante esta parceira com o SESC. Os centros que ele tem são espaços vivos, de convivência, que permitem a multiplicação das informações e orientações, que chegam a muitas pessoas”, disse Dráuzio Varella.

O médico e Zeca Camargo também estiveram em Fortaleza, no dia 19 de novembro. Cerca de nove mil pessoas estiveram presentes na Praça do Ferreira para participar das atividades oferecidas, como o teste com monoxímetro, aparelho que mede o índice de monóxido de carbono no organismo do participante.

Dia 20 foi a vez de Belo Horizonte receber a campanha, com a presença do apresentador Tadeu Schmidt. A capital mineira teve o recorde de maços de cigarro descartados no “Cinzeirão”, um grande depósito colocado para que a população se livrasse do cigarro. Foram 250 maços ao todo em Belo Horizonte. O diretor adjunto do SESC Minas Gerais, Luciano Fagundes, representou a entidade no evento. “Uma das grandes demandas da saúde pública é em função dos vícios do tabagismo. Se nós conseguirmos conscientizar as pessoas nesse sentido, parte desses recursos poderá ser direcionada para outras ações, como mais leitos, contratação de novos médicos e equipar melhor os nossos hospitais”, explicou Fagundes.

Dez capitais brasileiras serão visitadas entre os meses de novembro e dezembro. Mais informações sobre a campanha e como largar o vício do cigarro podem ser obtidas no site do Brasil sem Cigarro.

Brasil sem Cigarro

Fonte: Ascom/CNC / Foto: Guarim de Lorena