Brasília – A integração econômica e as oportunidades de investimentos nos países latino-americanos serão discutidas na Conferência Américas + 10: Empresas e Empresários nas Américas em 2022. O encontro, organizado pelo Conselho Empresarial da América Latina (CEAL) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), será realizado nos dias 29 e 30 de novembro.
No evento, que ocorrerá na sede da CNI, em Brasília, os empresários discutirão estratégias de negócios para os próximos dez anos na região. Segundo o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), a América Latina deve crescer 4,6% em 2011 e 4% em 2012, mesmo em meio à crise europeia e à desaceleração da economia dos Estados Unidos. “O encontro será um grande debate prospectivo e estratégico que ajudará a construir uma visão conjunta sobre os desafios e oportunidades para a América Latina”, afirma o presidente do CEAL Brasil, Ingo Plöger.
Os debates serão interativos e seguirão três eixos principais: a integração das Américas 2022 e a internacionalização das empresas; as estratégias competitivas nos mercados globais e blocos regionais; a economia do conhecimento e competitividade. Entre os temas estão indústria, agronegócio, educação, finanças e inovação.
Participarão do evento representantes de governos, empresários, embaixadores de 18 países. Entre eles estão o presidente do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e o presidente da indústria têxtil Coteminas, Josué Gomes da Silva. Também são convidados o professor Jacques Marcovitch, da Universidade de São Paulo (USP), especialista em sustentabilidade, o economista Roberto Gianetti da Fonseca, diretor da área de comércio exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), e Carlos Mariani Bittencourt, coordenador da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB).
Um dos destaques do evento será a palestra do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, presidente da Comissão do Futuro do Ministério da Ciência e Tecnologia. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e o presidente da Embrapa, Pedro Antonio Arraes, também participarão da Conferência América + 10.
Paralelo ao evento ocorrerá a 26ª Conferência Anual do International Network of Private Business Organizations, rede composta por organizações empresariais de Estados Unidos Portugal, Espanha, França, Finlândia, Holanda, Austrália, África do Sul, Turquia, Japão e China.
Fonte: Agência CNI